no

O que é uma planta carnívora?

Você sabe o que é uma planta carnívora?

Você provavelmente já viu alguma planta carnívora por aí, seja na vida real ou em algum desenho. Você deve conhecer seu conceito, mas não deve entender realmente o que acontece com elas.

Continua após a publicidade..

Bom, se você já parou para pensar como funciona uma planta carnívora e nunca teve uma ideia de como elas são ou funcionam, vamos resolver isso hoje para você. Por isso, vamos descobrir agora o que é uma planta carnívora e o que ela faz, vamos lá?

planta carnívora

O que são as plantas carnívoras?

Bem, como você já deve ter uma ideia básica, uma planta carnívora é aquela que tem as perfeitas condições em sua estrutura para capturas insetos e animais menores e digeri-los.

Algumas levaram milhares de anos em um processo demorado de evolução para conseguirem ter as condições perfeitas de uma armadilha mortal e irreversível.

Continua após a publicidade..

Atualmente os estudiosos afirmam que existem um total que passa de 600 plantas dessa espécie. Um valor absurdamente alto, não é mesmo?

Leia também: Por que trememos de frio?

PLANTA 3

Onde essas plantas podem ser encontradas?

As plantas carnívoras podem ser tanto terrestres quanto aquáticas e são geralmente encontradas em ambientes que combinem esses dois estilos.

Continua após a publicidade..

Pântanos e praias ou lugares com muita lama são alguns dos locais onde você vai encontrar — provavelmente — uma planta carnívora com mais facilidade.

Como são relativamente pequenas, elas podem passar um pouco despercebidas a princípio, mas se você prestar atenção e olhar com mais cuidado vai perceber que elas estão lá.

Qual a armadilha mais comum de uma planta carnívora?

As armadilhas dessas plantas podem variar de qual espécie estamos falando, mas geralmente, elas podem ser divididas em dois grupos: as armadilhas passivas e as armadilhas ativas.

Nas armadilhas passivas, podem englobar as que ‘enganam’ suas vítimas com uma maior facilidade. Como, por exemplo, as plantas que possuem uma aparecia atrativa como uma folha verdinha, mas que esconde um oco embaixo, essa parte está cheia de um líquido viscoso próprio para impedir que os insetos jamais saiam dali e sejam consumidos lentamente.

No caso das armadilhas ativas, elas são provavelmente as mais comuns e as mais representadas em jogos, filmes e desenhos. Um dos exemplos mais claros, é quando um inseto pousa em uma dessas plantas, e suas folhas automaticamente se fecham em alta velocidade, impedindo que a presa voe para longe.

Para os mais curiosos sobre como elas conseguem digerir esses alimentos. O processo de decomposição dessas plantas é muito similar ao sistema digestivo dos animais, assim elas absorvem todos os nutrientes para sobreviver.

Leia também: 5 curiosidades sobre a Grécia

PLANTA 2

Bom, se você assim como eu tinha essa curiosidade de saber como que uma planta carnívora funciona, eu espero ter tirado essa sua dúvida. É muito interessante como a natureza trabalha das mais diversas formas e como todo um processo de evolução aconteceu para que as coisas sejam exatamente como são hoje.

Agora toda vez que você olhar uma planta carnívora por aí, você irá lembrar com certeza de como ela funciona. Na minha opinião, essa planta é uma das mais interessantes em toda a vegetação sobre qual eu tenho conhecimento.

Você sabia que era assim o funcionamento de uma planta carnívora? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

FUSO CAPA

Como foi criado o fuso horário?

Mamilos.

Por que homens têm mamilos?