Diversas personalidades já passaram pela terra ao longo da história, entre elas estão reis, rainhas, criadores, revolucionários, cientistas e até mesmo cidadãos comuns. Parte dessas personalidades ficaram tão famosas que são conhecidas até os dias de hoje e muito provavelmente ficará na memória da humanidade por muito mais tempo. Além disso, ainda nos dias de hoje surgem personalidades que serão eternizadas na história, mas não é sobre elas que falaremos hoje.
Cleópatra é de longe uma das figuras mais conhecidas da antiguidade. A rainha egípcia desperta a curiosidade das pessoas até os dias atuais. A rainha já foi apresentada em diversos livros de ficção, filmes e até mesmo séries. Além disso, é muito comum encontrarmos sobre ela nos livros de histórias, mas será que você a conhece bem? Bom, nós separamos 5 fatos surpreendentes sobre a vida da Cleópatra e você pode conferi-los agora mesmo.
Ela Não Era Egípcia
Vamos começas com esse que talvez seja o fato mais surpreendente! Por mais que a maioria das pessoas pensem que a Cleópatra era egípcia, ela não era, mas ainda assim foi rainha do Egito. Cleópatra VII Filopátor era de origem grega e as raízes de sua família podem ser traçadas até Ptolomeu I Sóter, general de Alexandre, o Grande, que se tornou governador do Egito após a morte do líder macedônio e foi o fundador da Dinastia Ptolomaica.
Sua Beleza Não Era Tão Relevante
Estamos acostumados a ler e ouvir que a Cleópatra possuía uma beleza enorme e que ela era irresistível aos homens. Mas a verdade é que a beleza da rainha não era tão relevante na época. O fato de ela ser uma mulher culta que entendia e falava várias línguas, sabia matemática, filosofia, oratória e astronomia era o que a tornava mais atraente na época.
Fruto de um Incesto
Na dinastia ptolomaica era comum que os membros se casassem dentro das suas próprias famílias, essa era uma forma de preservar a pureza da linhagem. Sendo assim, historiadores acreditam que os pais da Cleópatra eram irmãos. Além disso, a rainha seguiu a tradição da família e se casou seus dois irmãos adolescentes, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV.
Ela Fez de Tudo Para Tirar o Seu Irmão do Trono
Cleópatra e Ptolomeu XIII deveriam reinar juntos, mas ela era muito ambiciosa e tentou tirar o seu irmão do trono para governar sozinha. Cleópatra acabou fugindo para a Síria e organizando um exército para derrotar o seu irmão. Foi nessa época quem que Cléo esbarrou com Júlio césar (que testava exilado no Egito por conta da briga com Pompeu em Roma). Os dois formaram uma forte parceria para para derrubar Ptolomeu do trono. Cleópatra venceu e o irmão morreu afogado no Nilo enquanto tentava fugir.
Temporada Em Roma
Depois de um tempo de ter conseguido se livrar do seu irmão, Cleópatra chegou a passar uma temporada em Roma com Júlio César, e o relacionamento dos dois foi considerado um escândalo. Muitas pessoas não lembram, mas foi exatamente nesse período em que a rainha egípcia conheceu Marco Antônio.
Leia Também: Conheça a vida e a trajetória musical do Edu Falaschi
Leia Também: Quem foi Joana D’Arc?
A vida da Cleópatra é uma verdadeira caixinha de surpresas e por mais que ela seja uma das personalidades mais conhecidas da história do mundo não se sabe tudo sobre ela, as curiodidades de hoje são uma prova disso. É bem verdade que os livros de história revelam bastante da vida da rainha egípcia, mas também é verdade que ainda existe muito a ser descoberto.
Gostou das curiosidades de hoje? Não esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!