no

10 curiosidades sobre chocolate

O chocolate é um doce extremamente popular no mundo todo. Confira agora as dez melhores curiosidades sobre esse doce!

Um bom chocolate sempre é uma boa pedida para todos os momentos, não é mesmo? Com a sua base feita de cacau e outros produtos, existem os mais variados tipos de sabores, cores e formatos desses doces. Ele se tornou extremamente popular no século XVII e continua sendo até hoje — e a tendência é de sua popularidade apenas crescer mais e mais.

Continua após a publicidade..

Bom, o chocolate pode ser apreciado de diversas formas e com certeza você já deve ter comido várias vezes, seja na Páscoa, como presente de aniversário, cesta do Dia dos Namorados, entre outras coisas. É quase certo que a maioria das pessoas possua uma certa memória afetiva com esse doce que está presente nas mais diversas ocasiões. Por isso hoje, separamos as melhores curiosidades sobre esse doce que certamente você precisa conhecer, vamos lá?

chocolate

As melhores curiosidades sobre chocolate

1. O chocolate existe desde as civilizações pré-colombianas na América, e foi levado ao resto do mundo por conta da colonização. Como o cacau é a base desse doce, ele era usado como ‘moeda’ pelos povos que habitavam essa região, como os Maias e Astecas, por exemplo.

2. O cacaueiro — obviamente a árvore de onde vem o cacau — é original do nosso país e se chama cientificamente Theobroma cacao, isso em tradução livre significa ‘Alimento dos Deus’. É possível perceber que esse fruto era realmente muito importante na antiguidade, não é mesmo?

Continua após a publicidade..

3. Você já deve ter visto chocolate em várias formas, não é mesmo? Seja pessoalmente ou na internet uma forma grande, ou diferente sempre impressiona. Bom, talvez você vai gostar de saber que a maior escultura já feita com chocolate foi criada na Austrália, e era um ovo de páscoa que media três metros de altura.

4. Existiu um imperador asteca chamado Montezuma — conhecido por ter feito tratos com os colonizadores espanhóis e sido assassinado por seus súditos por isso — segundo os estudos, esse imperador chegava a tomar uma quantidade de 50 taças de chocolate diariamente. Acredito que a diabete ainda não era uma doença conhecida naquela época.

Continua após a publicidade..

5. Por volta dos anos 1874 e 1875, Daniel Peter inventou o chocolate ao leite na Suíça depois de quase uma década de tentativas. Acabou que o ingrediente ‘principal’ está na sua cara o tempo todo, o leite condensado.

Leia também: Frankenstein: 10 curiosidades sobre o romance de Mary Shelley

chocolate 2

6. Você já assistiu ao filme Psicose? Um dos clássicos do cinema de terror e dirigido por Alfred Hitchcock, é obrigatório para os fãs de filme. Mas você deve está se perguntando o que isso tem a ver com chocolate, não é mesmo? Bom, como todos os efeitos eram práticos naquela época, o ‘sangue’ que aparece durante as cenas, é na verdade calda de chocolate.

7. Falando em filmes, você já viu A Fantástica Fábrica de Chocolate, certo? Bom, aquele rio que aparece no filme é realmente feito de chocolate de verdade, mas seu cheiro passou a ficar desagradável com o passar dos dias de gravação.

8. Os cacaueiros têm uma longa vida, e podem chegar até os seus 100 anos.

9. Você sabia que existe um dia que é dedicado apenas a esse doce? Sim, dia 13 de setembro é o dia internacional do chocolate. Uma pena não ser feriado também, não acha?

10. Esse doce pode ser extremamente venenoso para animais de estimação, por isso não dê chocolate para seu cão ou gato.

Leia também: 5 livros que eram famosinhos, mas foram ‘esquecidos’

chocolate 3

Acho difícil encontrar uma pessoa que realmente não gosta desse doce. Às vezes ele é tudo o que precisamos em um dia longo e cansativo.

Nada melhor do que deitar, relaxar vendo algo que gostamos e comer um bom chocolate, não é mesmo?

Você sabia de todas essas curiosidades sobre os chocolates? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

MARTE CAPA

A colonização de Marte será possível?

THE LOST CAPA

Os Garotos Perdidos: O filme de vampiros que você esqueceu