no

Quais são os sete mares?

Dos tempos antigos à era moderna, a ideia de classificar sete mares em um grupo específico sempre causou controvérsias.

Sete mares
Foto: Pixabay

Embora o termo “mar” seja geralmente definido como uma vasta extensão de água salgada ou uma porção específica de um oceano, a expressão “navegar pelos sete mares” não pode ser definida tão facilmente.

“Velejar os sete mares” é uma frase que você já deve ter ouvido falar e que dizem ter sido usada por marinheiros no passado, mas será que ela realmente se refere a um conjunto específico de mares?

Muitos dizem que sim, enquanto outros discordam. De fato, tem havido muito debate sobre se isso é ou não uma referência a sete mares reais e, em caso afirmativo, quais seriam eles.

Foto: Pixabay

Uma possível figura de linguagem

Alguns historiadores acreditam que a expressão “os sete mares” pode ser simplesmente uma expressão idiomática que se refere a navegar em muitos ou todos os oceanos do mundo. Acredita-se que o termo tenha sido popularizado por Rudyard Kipling, que publicou uma antologia de poesias de mesmo nome em 1896.

Vale destacar que essa expressão também pode ser encontrada em canções populares como “Sailing on the Seven Seas” do Orchestral Manoeuvres in the Dark, “Meet Me Halfway” do Black Eyed Peas, “Seven Seas” do Mob Rules e “Sail over the Seven Seas” de Gina T.

Além disso, não podemos nos esquecer que historicamente, culturalmente e religiosamente, o número sete é muito significativo. Isaac Newton identificou sete cores do arco-íris, há Sete Maravilhas do mundo antigo, sete dias da semana, sete anões no conto de fadas da Branca de Neve, sete Chakras de meditação e sete céus nas tradições islâmicas, apenas para citar alguns exemplos.

Como o número sete aparece repetidamente ao longo da história, não é surpresa para ninguém se deparar com muita mitologia em torno de sua importância.

Sete mares
Foto: Pixabay

Os sete mares na Europa Medieval

Esta lista dos sete mares é considerada por muitos como os sete mares originais definidos pelos marinheiros da Europa Medieval. A maioria desses mares está localizada ao redor do Mar Mediterrâneo, muito perto de casa para esses marinheiros.

  1. Mar Mediterrâneo – Este mar está ligado ao Oceano Atlântico e muitas civilizações se desenvolveram ao redor dele, incluindo Egito, Grécia e Roma, levando-o a ser chamado de “o berço da civilização” por causa disso.
  2. Mar Adriático – Este mar separa a península italiana da península balcânica. Faz parte do Mar Mediterrâneo.
  3. Mar Negro – Um mar interior entre a Europa e a Ásia. Ele também está conectado ao Mar Mediterrâneo.
  4. Mar Vermelho – Este mar é uma estreita faixa de água que se estende ao sul do Nordeste do Egito e se conecta ao Golfo de Aden e ao Mar da Arábia. Ele está conectado hoje ao Mar Mediterrâneo através do Canal de Suez e é um dos cursos d’água mais movimentados do mundo.
  5. Mar da Arábia – Este mar é a parte noroeste do Oceano Índico entre a Índia e a Península Arábica (Arábia Saudita). Historicamente, foi uma rota comercial muito importante entre a Índia e o Ocidente e permanece assim até hoje.
  6. Golfo Pérsico – Este mar é uma parte do Oceano Índico, localizado entre o Irã e a Península Arábica. Tem havido controvérsia quanto ao seu nome real, por isso ele também é conhecido como Golfo Árabe.
  7. Mar Cáspio – Este mar está localizado na borda ocidental da Ásia e na borda oriental da Europa. Na verdade, ele é o maior lago do planeta e só é chamado de mar porque contém água salgada.
Foto: Pixabay

Os sete mares nos dias de hoje

Hoje, a lista dos “sete mares” mais amplamente aceita inclui todos os corpos d’água do planeta que fazem parte de um único oceano global. São eles:

  1. Oceano Atlântico Norte
  2. Oceano Atlântico Sul
  3. Oceano Pacífico Norte
  4. Oceano Pacífico Sul
  5. Oceano Ártico
  6. Oceano Antártico
  7. Oceano Índico

É importante deixar claro que cada um deles é tecnicamente um oceano ou seção do oceano por definição, mas, ainda assim, a maioria dos geógrafos aceita esta lista como os “sete mares” reais.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Astrônomo

O que faz um astrônomo?

Capacetes com chifres

Os vikings realmente usavam capacetes com chifres?