no ,

Por que bater em um controle remoto defeituoso pode fazê-lo funcionar?

Algumas vezes, tudo o que um controle remoto com problema precisa é de uns tapas.

Outro dia eu estava assistindo a um jogo de futebol na minha TV. Como o jogo estava muito chato, peguei o controle remoto e apertei um botão para mudar o canal. Para minha surpresa, o comando não funcionou. Consequentemente, pressionei o botão com mais força, mas ainda assim, ele não respondeu.

Então, como qualquer outro cidadão comum que enfrenta o mesmo problema, pressionei vários outros botões aleatórios no controle remoto, mas não consegui fazer nenhum deles funcionar. Foi então que eu tive a ideia de bater o controle contra a palma da minha mão. Logo após a pancada, o controle finalmente voltou a funcionar!

Embora eu já estivesse ciente dessa “técnica” para fazer os controles remotos funcionarem, não pude deixar de me perguntar como essa solução aparentemente violenta pode ajudar. Como um controle remoto com defeito (e que funciona com duas pilhas) volta a funcionar adequadamente depois de ser acertado algumas vezes?

Obviamente, isso é bastante subjetivo, afinal de contas, não se pode dizer com certeza absoluta que bater no controle remoto fará com que ele funcione sempre que apresentar problemas. No entanto, esse truque realmente funciona em alguns casos.

Para entendermos como isso é possível, precisamos compreender primeiramente a causa principal dos problemas mais comuns dos vários tipos de controles remotos.

por que pilhas sao alinhadas posicoes opostas
Foto: MikeRun/Wikimedia Commons

A formação de uma camada de óxido no controle remoto

Todo mundo já sabe que as pilhas usadas nos controles remotos costumam ficar lá por muito tempo (por meses ou até anos a fio), sempre dependendo principalmente da frequência com que o controle remoto é usado. No entanto, quando as pilhas ficam dentro de um controle remoto por muito tempo, uma camada de oxidação tende a se formar entre os terminais (molas) e as áreas de contato das pilhas por um longo período de tempo.

O grande problema dessa camada de óxido é que ela tem uma alta resistividade, o que significa que ela se opõe fortemente ao fluxo de corrente através de sua estrutura. Como resultado, há uma queda significativa de voltagem sobre a camada de óxido que, em outras palavras, dificulta o bom funcionamento do controle remoto.

O fluxo de corrente através da camada de óxido já dificulta o fluxo de corrente e faz com que o controle remoto não funcione em muitos casos, mas outra coisa que contribui para esse problema é que o controle remoto da TV não consome muita energia.

A pequena quantidade de energia que um controle remoto usa não é aplicada com muita frequência, ou seja, a energia é usada apenas o tempo suficiente para emitir um curto pulso de luz sempre que um botão é pressionado. Como tal, o pequeno consumo de corrente não é capaz de superar a camada de óxido.

bater controle remoto defeituoso pode faze lo funcionar 2
Foto: Needpix

Por que bater no controle faz a mágica acontecer?

Bater no controle remoto faz exatamente o que você pode esperar: sacudir o interior do dispositivo com bastante vigor. Na verdade, há um nome extravagante para este rudimentar golpe no controle remoto (ou qualquer outro dispositivo que funcione depois de receber uns “tapas”): a manutenção percussiva.

Também chamada coloquialmente de “técnica do tapa”, a manutenção percussiva é apenas uma maneira mais formal de descrever o ato de bater em alguma coisa até que ela volte a funcionar de forma adequada.

Curiosamente, as pessoas tendem a usar a manutenção percussiva não apenas para controles remotos com defeito, mas também para muitos outros dispositivos, incluindo torradeiras, baterias de carro e até mesmo televisores, gabinetes de CPU, fotocopiadoras etc.

bater controle remoto defeituoso pode faze lo funcionar 3
Foto: Needpix

Uma palavra final

Com tudo o que foi explanado aqui, podemos dizer que ao bater ou sacudir vigorosamente o controle remoto, você basicamente reposiciona os contatos das pilhas levemente. Na prática, isso ajuda a obter uma melhor conexão entre os contatos e os terminais.

Também vale mencionar que você pode conseguir um melhor contato movimentando (rodando) as pilhas em seus alojamentos ou simplesmente retirando-as e colocando-as de volta.

Leia Também: O que faz um operador de câmera?
Leia Também: 10 curiosidades interessantes sobre a NASA

Além disso, bater com o controle remoto choca as molas contra os terminais da bateria, o que risca a camada de óxido, reduzindo assim a resistência (oferecida pela camada de óxido) e fazendo com que a corrente flua sem problemas através dela novamente.

E você, já “espancou” o controle remoto da sua TV em alguma ocasião? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

o que faz um oceanografo

O que faz um oceanógrafo?

curiosidades interessantes sobre a uniao europeia

10 curiosidades interessantes sobre a União Europeia