Você provavelmente conhece a história de Jesus Cristo de algum lugar, não é mesmo? Seja da bíblia, de histórias infantis ou de desenhos que passavam na TV. Jesus é considerado o messias pelas religiões cristãs.
É um fato conhecido que ele teve doze apóstolos que o seguiram desde o início de suas pregações e milagres, até o momento de sua morte. Todo mundo conhece o fato que Cristo morreu crucificado, mas você sabe como morreram seus apóstolos? É o que vamos descobrir hoje.
Quantos apóstolos de Cristo existiram?
Jesus fez doze apóstolos, isso é um fato oficial, certo? Bom, isso é tecnicamente verdade, mas falta uma incrementação. Existiram, na verdade, quatorze apóstolos, isso mesmo! Calma que eu vou explicar.
Os doze apóstolos eram os ‘originais’ e mais dois foram acrescentados logo depois. Primeiro foi Matias, que foi o substituto de Judas — quem traiu Jesus — e depois Paulo também passou a ser como um deles.
O que faziam os apóstolos?
Os apóstolos eram fiéis seguidores de Jesus Cristo, eles tinham a missão de espalhar a palavra de Cristo.
Esses homens foram os responsáveis por espalhar o cristianismo por praticamente todo o mundo antigo. E alguns até faleceram por conta disso.
Como que eles morreram?
João: João foi o único que acreditam que tenha morrido de velhice. Após cuidar de Maria — a mãe de Jesus — durante toda sua vida, e até ser ‘escaldado vivo’ em óleo fervente e sair ileso. Ele seguiu o resto de sua vida dedicado a igreja e viveu até longos anos após a morte de Cristo.
Matias: Esse é o que se tem mais dúvidas sobre a forma de sua morte. Existem três hipóteses mais divulgadas, que ele pode ter sido queimado na Síria, apedrejado em Jerusalém ou na Etiópia, e por fim, que ele tenha sido decapitado.
Simão, Zelote: Novamente entramos em uma dúvida sobre qual teria sido a causa da morte de Simão, mas esse acreditam-se que tenha morrido como mártir após recusar aceitar outro deus em seus peregrinação na Pérsia, ou que tenham serrado ele ao meio.
Tiago: São Tiago tem sua morte descrita em uma passagem bíblica, onde diz: ‘Ele mandou matar a espada Tiago, o irmão de João‘, essa parte está em Atos dos Apóstolos 12: 1-2.
Bartolomeu: Esse apóstolo foi esfolado vivo e logo depois decapitado. Se você procurar alguma representação de Bartolomeu na internet, você achará várias imagens onde mostram ele segurando sua própria pele.
Leia também: Grandes empresas que faliram
Mateus: Mateus morreu como um mártir, e os relatos contam que ele foi morto com várias perfurações de uma alabarda durante sua peregrinação na Etiópia.
Felipe: Apesar de existirem vários conflitos sobre qual teria sido a verdadeira forma que Felipe morreu, é mais aceito que ele tenha sido crucificado de cabeça para baixo após ter convertido a esposa de um governador romano.
Tomé: São Tomé, aquele que precisava vê para crer, morreu após ser perfurado por soldados. Não se sabe ao certo qual motivo que teria levado a essa morte cruel — e muito dolorosa.
André: André foi crucificado de uma forma bem diferente. Por não se achar digno de morrer que nem Jesus, ele pediu para que fosse amarrado, e não pregado na cruz. E também, a sua cruz tinha um formato diferente das demais, ela possuía um formato de X, e não de T como as tradicionais.
Pedro: Assim como André, Pedro não se sentia digno de morrer da mesma forma que Cristo. Então ele foi crucificado de cabeça para baixo. Esse foi seu último pedido.
Paulo: Também conhecido como ‘apostolo dos gentios’ foi decapitado pelo imperador Nero.
Leia também: O café pode ser mortal?
Acho que alguns apóstolos tiveram suas mortes ‘mais divulgadas’ do que outros, não é mesmo? Acho difícil que você soubesse a forma que todos eles haviam morrido.
Bom, é possível ver que realmente não era fácil espalhar a palavra de Jesus naquela época.