É bem sabido que o excesso de açúcar faz mal à saúde. No entanto, existem inúmeras formas e alternativas de açúcar disponíveis no mercado hoje em dia. Por exemplo, algumas pessoas consideram o açúcar demerara uma alternativa mais saudável para adoçar os alimentos em comparação ao açúcar branco mais comum.
Mas será que o demerara é realmente tão saudável quanto a sua fama promete?
Ao longo desse artigo, nós vamos explorar a composição desse tipo de açúcar e os seus principais benefícios para a saúde.
O que é e como é feito o açúcar demerara?
De acordo com o documento de diretrizes do Ministério da Educação sobre a fabricação de açúcar no Brasil, o açúcar demerara é obtido a partir do caldo da cana-de-açúcar, que é submetido a um processo de fervura e evaporação para retirar a maior parte da água, ficando apenas os grãos do açúcar. Ele é originário da Guiana (antiga Demerara) na América do Sul, daí o seu nome inusitado.
O tamanho do açúcar demerara é influenciado pelo seu processamento, ou melhor, pela falta dele. Ao contrário do açúcar branco, que passa por vários ciclos de processamento até se tornar superfino e branco como a neve, o demerara passa por apenas um ciclo. Basicamente, o caldo da cana é simplesmente desidratado para formar cristais.
Outra diferença entre os açúcares branco e demerara é que este último contém pequenas quantidades dos minerais cromo, cobalto, magnésio, manganês e zinco. Esses micronutrientes são realmente necessários ao corpo e, infelizmente, são removidos do açúcar branco durante o processo de refino.
É importante deixar claro que, por consistir de grãos mais grossos que o açúcar branco, o demerara não se dilui facilmente nos alimentos.
Quais são os benefícios do açúcar demerara?
O principal benefício do açúcar demerara é que ele é um pouco mais saudável que o açúcar branco, pois não recebe aditivos químicos durante o seu processamento, como já foi explanado anteriormente. Por conta disso, o demerara retém algumas vitaminas e minerais, enquanto o açúcar branco, que é submetido a processamento mais amplo, acaba ficando desprovido desses nutrientes.
O açúcar demerara contém naturalmente uma quantidade considerável de melaço que por si só contém algumas vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B3, B5 e B6. Ele também tem sabor mais leve e mais ameno que o açúcar mascavo.
Por conta do cálcio, o demerara também pode auxiliar no tratamento de problemas que envolvem a contração muscular, provando ser especialmente eficiente contra a câimbra. Assim, substituir o açúcar comum pelo demerara pode ser interessante para quem deseja promover a saúde dos músculos.
Além de todos esses benefícios, o demerara também pode ser eficaz no fortalecimento do sistema imunológico e na regularização da regulação do intestino, desde que seja consumido sem excessos.
Uma palavra final
O açúcar demerara é menos processado do que o açúcar branco normal e retém vestígios de vitaminas e minerais. No entanto, os dois tipos são compostos de sacarose, têm calorias praticamente iguais e desempenham efeitos semelhantes nos níveis de açúcar no sangue. Por conta disso, embora o demerara possa ser ligeiramente mais saudável, ainda assim ele deve ser usado com moderação.
Todo esse cuidado também vale para aqueles que buscam emagrecer. Apesar do demerara ser mais saudável que o açúcar comum, nenhum açúcar deve ser usado por quem deseja emagrecer ou manter uma boa saúde, pois todo açúcar é rico em calorias.
Leia Também: O que acontece com o seu corpo se você consumir muito açúcar?
Leia Também: 16 curiosidades surpreendentes sobre o cocô
Da mesma forma, todo açúcar estimula o aumento da glicemia, que é o açúcar no sangue, sendo que esse aumento estimula a produção de gordura no corpo. Além disso, é sempre importante lembrar que apesar do demerara ter uma maior qualidade, pessoas com diabetes devem evitar o consumo de qualquer tipo de açúcar.
E você, já utiliza esse tipo de açúcar na sua dieta? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!