A franquia de jogos Assassin’s Creed encontra suas raízes na misteriosa Ordem dos Assassinos, uma seita medieval baseada nos Nizari Ismailis, um grupo muçulmano xiita dos séculos XI a XIII. Esta ordem, que utilizava o assassinato político como meio de alcançar seus objetivos, é um exemplo de como a história real pode influenciar a criação de mundos ficcionais em videogames.
As Origens dos Nizari Ismailis:
- Divisões na comunidade muçulmana: Os ismaelitas eram um grupo dissidente que acreditava na transmissão do califado apenas através dos imãs, descendentes infalíveis de Maomé.
A Ascensão do Califado Fatímida:
- Desafio à hegemonia sunita: Os fatímidas, uma dinastia ismaelita, estabeleceram o Califado Fatímida em 909, expandindo seu território pelo Norte da África, Egito, Hejaz e parte do Levante, desafiando os sunitas.
Hasan Sabbah e a Ordem dos Assassinos:
- O papel de Hasan Sabbah: Convertido ismaelita, ele capturou o Castelo de Alamut em 1090, tornando-o o centro da Ordem dos Assassinos. A partir daí, iniciou uma série de ataques e assassinatos direcionados.
Métodos dos Assassinos:
- Táticas notórias: Os Nizaris utilizavam assassinatos públicos para causar medo e confusão. Além disso, infiltravam-se nas estruturas políticas e militares inimigas, buscando converter oficiais e minar o poder sunita.
Influência em ‘Assassin’s Creed’:
- Altaïr Ibn-La’Ahad: Protagonista da franquia, é membro da Ordem dos Assassinos e luta contra os Cavaleiros Templários. A representação da Ordem mantém um contexto histórico mais amplo, mesmo com elementos ficcionais.
A Ordem dos Assassinos, inspirada nos Nizari Ismailis, demonstra como a história real pode servir de base para a criação de mundos ficcionais em videogames. A franquia “Assassin’s Creed” oferece uma visão mais realista dos Nizaris, desafiando as lendas fantasiosas que circularam por séculos. Esta fusão entre história e ficção enriquece a experiência dos jogadores ao explorar o universo dos videogames.