Você já deve ter ouvido falar sobre a Austrália, não é mesmo? Lar de animais únicos como os coalas e os cangurus, o país é repleto de vida selvagem por todos os lados, e esse é um dos principais atrativos para os turistas que vão visitar o país.
Possuindo cidades muito famosas como Sydney e Melbourne, esse país possui uma das casas de Ópera mais famosas do mundo. Contudo, muito se questiona se a Austrália pode ser ou não considerada como uma ilha, e é isso que vamos descobrir hoje, vamos lá?
A Austrália é uma ilha?
Sendo um país continental, a Austrália fica localizada na Oceania e é cercada por dois oceanos, o pacífico e o indico. Apesar de o país ser enorme em extensão, ele acaba sendo pouco populoso, já que as pessoas ficam bastante espalhadas pela sua área. Desde sempre, houve essa dúvida se o país é ou não uma ilha, e é isso que vamos responder agora.
Bom, primeiro temos que saber o que é uma ilha, não é mesmo? Então vamos conceituar: Uma ilha é um espaço de terra — grande ou pequeno — que é cercado por água em todos os lados, e que é menor que um continente.
Só com essa definição a resposta já ficou clara, certo? A resposta para nossa dúvida é: não, a Austrália não é uma ilha. O país não pode ser uma ilha, pois já é um continente, e como vimos, não se pode ser as duas coisas simultaneamente.
Leia também: Becky Armstrong: As melhores curiosidades sobre a atriz
Qual a diferença entre a Groenlândia e a Austrália?
Caso você não saiba, a Groenlândia é considerada como a maior ilha que existe em nosso planeta, e fica localizada na America do Norte. Apesar de seu tamanho, ela não é considerado um continente, mas qual o motivo disso?
Bom, não é fácil definir o que é um continente em si, já que isso pode variar pelas mais diversas razões. Porém, se vamos apontar alguns tópicos, podemos citar a fauna e a flora que precisamente precisam ser de uma quantidade única e abundante e também por requisitos antropológicos.
Nese caso, apontando os dados, a Austrália além de possuir plantas e animais que só existem por lá, o país também é o berço dos povos aborígines. Já a Groenlândia possui esses itens bem mais comuns em relação a outras regiões da América.
Leia também: O que é o Festival das Lanternas Flutuantes na Tailândia?
É importante mencionar que existem sim, alguns pesquisadores que tentam de alguma forma mudar os status de ambos países, mas é claro que isso é um longo processo que pode levar décadas e mais décadas para ser alterado, ou para continuar exatamente como está.
Lembrando apenas que ambos os lugares possuem uma beleza implacável, e eu tenho certeza que você vai adorar visitá-los assim que surgir a oportunidade.