no ,

Por que os celulares descarregam mesmo quando não estão em uso?

Existem certos motivos que explicam por que os celulares descarregam mesmo sem uso, incluindo apps em segundo plano e má recepção de rede.

Muita gente costuma reclamar que as baterias dos celulares modernos descarregam rapidamente, mesmo quando os aparelhos não são usados com tanta frequência. Isso geralmente acontece com todos os smartphones, pois independentemente da marca ou valor, sua bateria tende a descarregar até zero, mesmo se o telefone não estiver sendo usado o tempo todo.

É certo que há também um aspecto psicológico nisso, pois um usuário comum geralmente tende a acreditar que não passa muito tempo usando o telefone, ainda que faça exatamente isso. Portanto, em muitos casos, as baterias dos celulares se esgotam simplesmente porque estão sendo usadas o tempo todo, apesar do que seus proprietários afirmam.

No entanto, ao longo deste artigo, nós daremos uma olhada nas principais razões pelas quais as baterias dos celulares descarregam mesmo quando realmente não estão em uso.

por que celulares descarregam quando nao estao em uso 1
Foto: Pixabay

Os celulares descarregam quando não estão em uso por causa dos apps em segundo plano

Embora geralmente julguemos a bateria dos celulares com base nos aplicativos que usamos de forma ativa e frequente, a verdade é que a bateria deve fornecer suporte a todos os programas instalados, sendo que isso inclui aplicativos que rodam em segundo plano.

Mesmo quando você desliga a tela de seu telefone, ele ainda precisa fazer algumas coisas em segundo plano, como se comunicar com uma torre, receber mensagens de texto e chamadas, e assim por diante. Os aplicativos que rodam em segundo plano não incluem apenas softwares “convencionais” como Facebook, WhatsApp, Gmail, etc., mas também Bluetooth, WiFi e até GPS.

Se a “localização” do seu smartphone estiver ligada, por exemplo, isso significa que ele está constantemente se comunicando com os satélites GPS que orbitam nosso planeta, sendo que esse nível constante de comunicação também consome energia.

Se você quiser verificar os aplicativos de fundo que estão consumindo a bateria do seu smartphone neste exato momento, vá para as configurações de energia do seu aparelho e veja o detalhamento de como a energia está sendo usada.

Celulares descarregam
Foto: Pixabay

Celulares também descarregam por conta de uma recepção de rede ruim

Talvez você já tenha notado que a bateria do smartphone precisa ser recarregada com mais frequência se a recepção do aparelho for ruim. Isso é especialmente verdadeiro quando você está viajando por uma região onde a recepção de rede em seu telefone varia de péssima a praticamente inexistente, como em algumas localidades rurais.

Na prática, isso ocorre porque quando um telefone está em uma região com má recepção, sua capacidade de transmissão é potencializada ao máximo para que o aparelho tente encontrar a qualquer custo uma torre de celular com a qual se comunicar.

Simplificando, um sinal fraco em seu telefone significa que ele continuará procurando por uma recepção, o que é, em última análise, uma tarefa que consome uma quantidade significativa de bateria.

Além disso, vale mencionar que alguns aplicativos são projetados de tal forma que consomem muita energia. Aplicativos que consomem muito da bateria do telefone geralmente têm muitos recursos a oferecer, mas atuam como verdadeiros destruidores de carga.

por que celulares descarregam quando nao estao em uso3
Foto: Tobias Maier/Wikiwand

Composição e qualidade da bateria também entram em cena

É importante deixar claro que nem todas as baterias de celular são desenvolvidas igualmente. As baterias de alguns smartphones são feitas de componentes abaixo do padrão, de modo que isso acaba por afetar negativamente a sua durabilidade.

Se você comprar uma bateria nova e ela vier a se esgotar rapidamente desde o início, é altamente provável que este seja o problema. Por conta disso, muitos fabricantes costumam colocar uma isenção de responsabilidade em seus manuais aconselhando as pessoas a não instalarem baterias genéricas em seus aparelhos.

Leia Também: Por que a Rússia tem um território tão grande?
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a série Seinfeld

Ainda assim, vale observar que uma bateria inevitavelmente perde energia com o tempo, independentemente de estar sendo usada ou não. Se você carregar um smartphone moderno a 100%, desligar o aparelho e religá-lo depois de meses, a bateria ainda terá perdido parte de sua energia. Ou seja, no fim das contas, descarregar é o destino da bateria, não importa quais sejam as circunstâncias.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

como as bacterias do intestino ajudam na digestao

Como as bactérias do intestino ajudam na digestão?

Tabuleiro ouija

Como funciona um tabuleiro ouija?