De um modo geral, os gatos bebem o leite da mãe até o fim do período de desmame, que costuma chegar ao fim gradualmente por volta das 4 semanas de idade. Embora os gatinhos possam beber o leite da mãe, muitos desses animais perdem a capacidade de processá-lo após o desmame, pois os alimentos sólidos passam a dominar sua dieta.
Dito isto, embora muitas pessoas acreditem que o leite de vaca seja bom para os gatos, a realidade é que isso é um mito. Infelizmente, o leite não é a bebida mais saudável para nossos amigos felinos.
Na verdade, esse líquido branco e cremoso aparentemente inofensivo pode causar uma série de doenças nos gatos, incluindo dores de estômago, cólicas e diarreia intensa. Curiosamente, a grande maioria desses animais são intolerantes à lactose e podem até ficar desidratados quando são alimentados com leite de vaca, embora paradoxalmente apreciem o alimento.
Por que você não deve dar leite de vaca aos seus gatos
Embora seu gatinho pareça perfeitamente contente em degustar uma tigela de leite, a verdade é que esse alimento não é bom para ele. De muitas maneiras, o leite pode se tornar o “alimento reconfortante” do seu gatinho, mas não deve fazer parte da dieta regular do seu felino.
Na prática, o leite não contém os nutrientes essenciais que os gatos precisam para crescer. Muito leite pode até mesmo tirar seu apetite por dietas à base de carne e originar uma nutrição deficiente. Além disso, uma das razões mais comuns pelas quais o leite não é recomendado para gatos adultos é que muitos deles têm problemas para digeri-lo.
A maioria dos gatos não possui a enzima lactase, que os ajuda a digerir a lactose do leite. Quando não é digerida, a lactose percorre o sistema digestivo do gato e absorve água do seu intestino. Simplificando, a lactose não pode passar pela parede intestinal para a corrente sanguínea com muita facilidade. Além disso, os gatos ficam suscetíveis a bactérias intestinais que podem causar gases dolorosos e diarreia.
As principais alternativas ao leite para os gatos
Se o seu gato não está vomitando ou tendo diarreia, ele até pode consumir leite integral, desnatado ou sem lactose em pequenas quantidades, embora a melhor opção seja a exclusão completa desse alimento do cardápio do seu bichano. Alguns especialistas aconselham que o creme de leite é melhor porque tem menos lactose do que o leite integral ou desnatado.
Vários substitutos do leite sem lactose para gatos foram desenvolvidos ao longo dos anos para diminuir o risco de problemas digestivos em gatos. Além disso, existem refeições nutricionais líquidas especialmente balanceadas que permitem aos gatos aproveitar ao máximo seus anos dourados. Elas incluem proteínas e aminoácidos de alta qualidade para uma vida saudável, especialmente para gatos adultos e idosos.
Vale destacar que todos esses produtos podem ser comprados online, em vários supermercados e na maioria das lojas de suprimentos para animais de estimação. Se o seu gato gosta de leite, essas alternativas provavelmente vão agradá-lo.
A pior coisa que pode acontecer
Se o seu gato bebe leite frequentemente e sofre de episódios regulares de diarreia, o resultado pode ser fatal em casos mais graves. Isso é mais comumente percebido em filhotes porque, por mais incrível que possa parecer, o leite pode causar desidratação.
Em vez de leite, simplesmente dê ao seu gato o que ele realmente precisa: água limpa. A água é necessária regularmente para ajudar os gatos a se manterem hidratados.
Se o seu gato não parece estar bebendo água o suficiente, pode ser que ele esteja consumindo muita comida úmida, pois o teor de umidade dos alimentos costuma ser suficiente. No entanto, se seu gato está comendo ração seca e não está recebendo água suficiente, você pode tentar fazer com que ele beba de uma torneira ou de alguma outra fonte de fácil acesso, pois a água corrente costuma atrair esses animais.
Leia Também: Por que os gatos têm medo de água?
Leia Também: Por que os gatos comem grama?
No fim das contas, o fato é que o que pode parecer um alimento inofensivo pode causar desconforto gastrointestinal para seu companheiro felino. Por isso, em meio à dúvida, é melhor restringir o leite da dieta do seu bichano.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉