Você sempre se interessou por áreas de estudo como mecânica, eletrônica e computação? Gostaria de trabalhar com a criação e aplicação de projetos de automação industrial? Se a sua resposta for um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de engenheiro mecatrônico!
A mecatrônica é um campo multidisciplinar da ciência que integra os princípios da engenharia eletrônica, engenharia da computação, engenharia de telecomunicações, engenharia de sistemas e engenharia de controle em uma disciplina unificada, ao mesmo tempo em que mantém o ensino de engenharia mecânica como núcleo central.
Com formação em Engenharia Mecatrônica e uma sólida experiência, os engenheiros mecatrônicos podem servir como um ativo valioso em um amplo campo da engenharia.
Como é a rotina de trabalho de um engenheiro mecatrônico?
Os engenheiros mecatrônicos trabalham em todos os aspectos do desenvolvimento de produtos, desde o conceito inicial até a sua fabricação. Como quase não há produto no mundo que seja exclusivamente eletrônico, elétrico ou mecânico, isso significa que as linhas entre cada disciplina estão se tornando cada vez mais complexas, o que explica a demanda crescente por engenheiros mecatrônicos, cujo conhecimento é forte em todas essas áreas.
De bens de consumo (como microondas e carros) às aplicações industriais (como robôs e máquinas de ressonância magnética), os engenheiros mecatrônicos usam princípios fundamentais de engenharia elétrica, mecânica e computacional no desenvolvimento de uma maneira mais simples, econômica e confiável de fazer as coisas.
Um robô industrial é um excelente exemplo de sistema mecatrônico, pois inclui aspectos de eletrônica, mecânica e computação para fazer seu trabalho no dia-a-dia.
Algumas tarefas que os engenheiros mecatrônicos realizam incluem:
- Desenvolver soluções para problemas industriais usando tecnologia mecânica, eletrônica e computacional;
- Projetar e construir novos produtos, como desenvolver veículos robóticos para exploração subaquática, por exemplo;
- Introduzir a automação nas linhas de produção de fábricas para melhorar os processos existentes;
- Projetar e desenvolver sistemas de engenharia para a automação de tarefas industriais;
- Aplicar processos eletrônicos, mecânicos e computacionais a tarefas perigosas na exploração subaquática, mineração ou silvicultura;
- Estudar a viabilidade de novos equipamentos mecatrônicos.
Como é o ambiente de trabalho desse profissional?
De um modo geral, os engenheiros mecatrônicos trabalham em setores como robótica, aeroespacial, tecnologia médica e assistencial, mineração, manufatura e educação.
Esses profissionais podem trabalhar em laboratórios, empresas de alta tecnologia, grandes empresas globais, fábricas ou escritórios de engenharia, mas também podem estar constantemente envolvidos em pesquisas em áreas emergentes como bioengenharia, nanotecnologia e robótica.
É importante deixar claro que os engenheiros mecatrônicos podem ser obrigados a viajar para apresentar estudos uma conferência ou ver uma palestra sobre alguma nova ideia de design ou tecnologia inovadora.
Como se tornar um engenheiro mecatrônico?
É necessário um diploma de bacharel em Engenharia Mecatrônica para se tornar um engenheiro mecatrônico. Em algumas universidades, o curso de Engenharia Mecatrônica também é chamado de Engenharia de Controle e Automação. Com duração de cinco anos, essa formação engloba disciplinas dos cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação.
Vale destacar que algumas peculiaridades do curso variam de universidade para universidade. Certas instituições de ensino colocam mais ênfase na eletrônica, outras na engenharia mecânica e algumas se concentram mais na parte de software e computação.
Leia Também: O que faz um analista de orçamento?
Leia Também: O que faz um escriturário?
A formação em Engenharia Mecatrônica fornece um forte conjunto de habilidades e conhecimentos que permitirão ao aluno a aprendizagem de tarefas necessárias para trabalhar em qualquer área de mecânica e instrumentação, quer decidam trabalhar na indústria ou buscar um diploma de pesquisa de pós-graduação.
E você, pretende seguir a carreira profissional de engenheiro mecatrônico? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!