no

Por que há tantos pombos nas grandes cidades?

Os pombos são especialmente adequados para a vida nas cidades porque dominaram as paisagens urbanas como nenhuma outra espécie.

Os seres humanos constituem uma das espécies mais poderosas da natureza, mas existe uma espécie não tão poderosa que se eleva acima de todas. Esses animais são subestimados, mas têm convivido com os humanos por milênios. De quem estamos falando? Dos pombos, é claro!

As pessoas, especialmente nas grandes cidades, têm opiniões muito polarizadas sobre eles. Alguns os amam e os alimentam com migalhas de pão e até restos de comida. Outros os consideram um grande incômodo, pois os vêem como pragas e transmissores de doenças.

Qualquer que seja sua postura, o fato é que se você mora em uma cidade grande, você tem que lidar com eles. Apesar dessas opiniões contrastantes, uma coisa em que as pessoas geralmente concordam é que os pombos são onipresentes nas cidades, especialmente aquelas localizadas perto da costa.

Com tudo isso em mente, você já se perguntou por que os pombos conseguem prosperar nas grandes cidades de todo o mundo? Por que eles são muito mais abundantes do que outras aves, como os abutres?

Pombos nas cidades
Foto: Pixabay

Os pombos prosperam nas cidades porque encontram comida e abrigo

Os pombos adoram cidades com densas populações humanas porque isso se traduz em uma maior disponibilidade de alimentos para eles. Ao contrário de outras aves, os pombos podem se desenvolver facilmente com comida humana, incluindo sobras de refeições e grãos em geral.

De um modo geral, os pombos são frequentemente vistos comendo sobras de arroz, pães e cereais nas grandes cidades. Assim, a capacidade de consumir restos de comida humana os torna muito adequados para a vida nas áreas urbanas.

Além da comida, há também a questão do abrigo. Em seu habitat original, os pombos constroem seus ninhos nas falésias e passam a vida perto do mar. No entanto, à medida que cidades e civilizações começaram a prosperar nas regiões das costas marítimas, eles se mudaram. Para esses pombos, os edifícios passaram a ser vistos como penhascos, mas com uma arquitetura ainda melhor.

Os pombos também costumam ter uma certa afinidade natural por superfícies duras. Eles gostam de estruturas de concreto, mármore e pedra, que são muito comuns nas cidades. Em outras palavras, os pombos são especialmente adequados para a vida na cidade porque dominam a arte de fazer ninhos em estruturas sólidas.

por que ha tantos pombos nas grandes cidades 2
Foto: Pixabay

Facilidade de reprodução e ausência de predadores também explicam a prosperidade dos pombos nas cidades

Fácil acesso à comida, uma casa para viver… do que mais você precisa? Fácil reprodução, é claro! Os pombos se reproduzem durante todo o ano. Consequentemente, a fácil disponibilidade de comida e abrigo significa que os pombos gastam muito menos tempo à procura de alimentos e mais tempo a acasalar! É por isso que vemos a população de pombos explodindo fora de controle em certas cidades.

Outra coisa que funcionou a favor dos pombos nas cidades é a escassez de predadores naturais, como falcões. Isso se deve em parte ao uso do inseticida DDT, que começou a se expandir pelo mundo logo após a Primeira Guerra Mundial. O uso do DDT tornou as cascas dos ovos de aves de rapina que ingeriam o produto indiretamente muito finas, levando a uma diminuição em sua população.

Os cientistas ainda estão estudando para entender o mecanismo por trás de suas habilidades de navegação, pois alguns pombos podem se deslocar por centenas de quilômetros de distância, mas ainda assim conseguem navegar de volta para casa. Na prática, essas habilidades de navegação ajudam os pombos a se moverem pela complexa paisagem urbana.

por que ha tantos pombos nas grandes cidades 3
Foto: Pixabay

Uma palavra final

Por séculos, os pombos serviram como uma boa fonte de proteína para os humanos e até foram vistos como animais de estimação fofinhos. Porém, com a rápida urbanização e a concentração gradual da população humana nas grandes cidades, nossa relação com os pombos parece ter mudado.

Muitos de nós agora os vemos como pragas, proliferando em nossas cidades, muitas vezes fora de controle. Nos Estados Unidos, por exemplo, o pombo é um dos poucos pássaros que não está sob proteção federal. Na verdade, existe uma indústria inteira dedicada à sua eliminação!

Leia Também: Por que casas abandonadas se deterioram tão rapidamente?
Leia Também: Por que o Sol é amarelo?

Quer você apoie ou não esta indústria, uma coisa que você certamente deve apreciar sobre os pombos é sua incrível capacidade de se adaptar e navegar por ambientes urbanos complexos, mesmo que isso signifique uma queda ocasional no para-brisa de algum carro!

Muito Interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Quantos ovos comer por dia

Quantos ovos posso comer por dia?

Cultivar plantas com luz artificial

É possível cultivar plantas com luz artificial?