no

Por que casas abandonadas se deterioram tão rapidamente?

Edifícios abandonados se deterioram rapidamente por uma série de razões, incluindo falta de manutenção e fatores externos.

Edifícios abandonados
Foto: Pixabay

Nas grandes cidades, você provavelmente já viu pessoas morando e trabalhando em prédios construídos nos séculos passados, embora eles ainda pareçam estar em perfeitas condições. No entanto, se uma casa for deixada desabitada por alguns anos, ela provavelmente vai se deteriorar rapidamente. Então, por que isso acontece?

Ao longo desse artigo, você vai ficar por dentro dos fatores que explicam por que casas abandonadas se deterioram tão rapidamente.

Edifícios abandonados
Foto: Pixabay

Casas abandonadas se deterioram rapidamente por causa da falta de manutenção

Uma das principais razões pelas quais um prédio de 100 anos pode permanecer em boas condições, enquanto um prédio abandonado pode morder a poeira em poucos anos, é que o primeiro é cuidado constantemente por seus habitantes. Quando um edifício é habitado, o menor buraco no teto, nas paredes ou no chão acaba sendo percebido por seus habitantes, podendo ser reparado rapidamente.

Por outro lado, uma pequena rachadura na janela de um prédio abandonado é suficiente para derrubar toda sua estrutura em questão de poucos anos, por conta da ausência de reparos. É por isso que se costuma dizer que uma casa abandonada envelhece 5 anos para cada ano que fica desocupada.

Também vale mencionar que um edifício abandonado “abre a porta” para uma série de outros elementos indesejáveis, como o crescimento de plantas. Você já deve ter notado que as paredes de edifícios abandonados costumam ser adornadas com plantas, musgo e fungos que escalam as paredes, às vezes até rachando o chão e o teto.

Lembre-se que plantas e vegetação em geral tendem a atrair pássaros e animais, os quais contribuem ainda mais para a deterioração das casas abandonadas.

Foto: Pixabay

Casas abandonadas se deterioram rapidamente por causa do clima e da umidade

Qualquer estrutura que fica “ao ar livre” deve enfrentar os elementos da natureza, o que consequentemente afeta negativamente a sua integridade estrutural. Por exemplo, durante o verão, a água das tempestades pode penetrar no teto ou nas paredes de uma casa e umedecê-la, comprometendo sua resistência.

Além disso, o material utilizado na construção do prédio também é afetado pelo clima. Se um edifício tiver muito metal, como ferro ou aço, ele enferrujará gradualmente se não for mantido sob as condições adequadas, o que irá acelerar a deterioração da estrutura.

Vale destacar que a água é considerada um dos maiores perigos para uma casa abandonada ou qualquer estrutura que deva resistir aos elementos. Uma vez que a água da chuva, neve ou qualquer outra fonte de umidade penetra no edifício e não encontra resistência, é basicamente uma sentença de morte para o edifício em questão.

Conforme a água avança sobre a estrutura, ela apodrece a madeira, enferruja o metal e derrete o gesso, entre muitas outras coisas que acabam por comprometer a estrutura e integridade da residência.

Foto: Pixabay

Interferência humana também contribui para a deterioração

Uma casa abandonada se deteriora se não for cuidada como já foi explanado anteriormente, mas o que torna o seu processo de decadência ainda pior é o elemento da interferência humana.

Dentro de um prédio abandonado, as pessoas arrancam tábuas, picham as paredes, roubam fios de cobre e pegam objetos de metal ou madeira onde quer que possam ser encontrados. Casos de pessoas entrando em prédios vazios e simplesmente quebrando coisas sem motivo também são estranhamente comuns. Consequentemente, todas essas atividades diminuem significativamente a integridade estrutural do edifício.

É por isso que algumas pessoas contratam guardas e colocam placas de advertência para proteger seus prédios vazios, embora ninguém mais viva lá. Basicamente, contratar um guarda para proteger as instalações do prédio pode sair menos caro do que absorver a perda monetária resultante da sabotagem humana.

Leia Também: Por que os abacaxis eram ‘alugados’ pela antiga elite europeia?
Leia Também: É verdade que uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton?

Com tudo isso em mente, é aconselhável ter um plano que garanta que qualquer residência esteja protegida de tais fatores ambientais e humanos, ainda que esteja desabitada. Se deixadas completamente sem vigilância, as casas abandonadas serão continuamente retomadas pelas ações da natureza e do próprio homem.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

11 points
Upvote Downvote
Aquecer os músculos

Por que devemos aquecer os músculos antes do treino?

Sol

Por que o Sol é amarelo?