no ,

12 curiosidades incríveis sobre os cavaleiros medievais

Corajosos, fortes e leais são características que passaram a ser associadas a uma concepção idealizada dos cavaleiros medievais.

De Game of Thrones aos Cavaleiros da Távola Redonda, não faltam histórias de atos ousados e honrosos relacionados aos cavaleiros medievais. Mas, afinal de contas, o que realmente sabemos sobre eles?

Todos nós sabemos que eles usavam armadura, cavalgavam por longas planícies e lutavam a todo momento, às vezes até por diversão. No entanto, o fato é que há muito mais sobre esses guerreiros do que a cultura pop costuma mostrar.

Pensando nisso, nós do Zona Curiosa resolvemos listar 12 fatos pra lá de curiosos sobre os cavaleiros medievais que muita gente ainda desconhece. Confira!

1. Quando se trata dos cavaleiros medievais, você provavelmente tem a imagem de um exército de homens usando armaduras e empunhando espadas e escudos em cima de cavalos devidamente treinados. Bem, de fato, você está certo, mas a verdade é que nem todo homem conseguia se tornar um cavaleiro. Somente os abastados podiam obter tal honra, pois os itens de cavalaria tinham um preço alto.

curiosidades incriveis sobre os cavaleiros medievais 1
Foto: Pixabay

2. Originalmente, as armaduras desses guerreiros eram bastante rudimentares, mas eventualmente evoluíram para algo mais resistente que realmente poderia protegê-los em caso de batalha. Um cavaleiro que usasse uma armadura completa teria cerca de 20 quilos a mais sobre o seu corpo.

3. Os melhores cavaleiros eram recompensados com pedaços de terra. Para tal, esses cavaleiros teriam que estar prontos para lutar sempre que seu rei ordenasse. Este sistema de troca de serviços e terras entre reis e cavaleiros foi bastante comum ao longo de 700 anos sob inúmeros governantes.

4. Você já viu o filme Coração Valente, estrelado por Mel Gibson? Se sim, deve conhecer o personagem William Wallace, um nobre cavaleiro escocês que foi um dos principais contribuintes para a rebelião escocesa.

curiosidades incriveis sobre os cavaleiros medievais 2
Foto: Reprodução/20th Century Fox

5. Qualquer um que nascesse filho de um cavaleiro, teria mais chances de se tornar um. Ainda assim, o processo era difícil. Os meninos que queriam ser cavaleiros tinham que se submeter por um longo processo. Quando o treinamento chegava ao fim, eles eram condecorados pelo rei com uma espada tocando o pescoço ou os ombros.

6. Conhecidos por não recuar, os Cavaleiros Templários travaram uma batalha contra mais de 25.000 soldados muçulmanos na Batalha de Monte Gisardo. Cerca de 500 desses cavaleiros e alguns milhares de outros homens foram capazes de derrotar seus inimigos.

7. Com a Igreja influenciando fortemente os reinos e os cavaleiros, não é nenhuma surpresa saber que ela dizia até como as espadas deveriam ser moldadas. Por exemplo, se você observar atentamente, elas se parecem com uma cruz.

curiosidades incriveis sobre os cavaleiros medievais 3
Foto: Pixabay

8. Quando a cavalaria medieval começou a declinar, os cavaleiros fizeram juramento de proteger as mulheres, os fracos, a Igreja e seu rei, mas muitos deles se aproveitaram de seus papéis para outros fins. Por exemplo, alguns pilhavam cidades e até matavam pessoas inocentes quando não havia guerras para lutar.

9. Os cavaleiros acabaram sendo terceirizados para soldados regulares no final da Idade Média. A essa altura, a maioria dos países já havia formado exércitos, pagando e treinando homens para lutar para que a nobreza não precisasse mais se preocupar diretamente com isso.

10. A justa era um esporte bastante comum na Idade Média, sendo disputada por dois cavaleiros montados em cavalos. Torneios do tipo permitiam uma melhor exibição da habilidade individual de cada um dos combatentes e, embora fosse um desporto perigoso, a justa oferecia grandes somas de dinheiro como premiação.

Cavaleiros medievais
Foto: Pixabay

11. Os castelos medievais foram feitos com os cavaleiros em mente. Por exemplo, as escadarias eram construídas em espiral e no sentido horário, o que significava que seu lado esquerdo sempre ficava exposto. Como a maioria dos cavaleiros lutava com as espadas na mão direita, isso dava a eles uma boa vantagem.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre a NASCAR
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a franquia Jogos Vorazes

12. Os cavalos de guerra eram criados especificamente para as batalhas. Por conta disso, os cavalos criados para cerimônias e desfiles eram usados apenas para esses cenários.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Falcoeiro

O que faz um falcoeiro?

intolerância à lactose

O que causa a intolerância à lactose?