Desde que o primeiro food truck foi lançado no século XIX, a comunidade da tradicional comida de rua tem investido pesado nesse ramo, gerando empregos e ajudando a revitalizar as opções culinárias de muitas áreas carentes de opções.
Os food trucks conseguem promover uma experiência gastronômica rápida e saborosa em praticamente qualquer lugar. E essa não é apenas uma moda passageira. A indústria de food trucks vem crescendo há anos e se transformando no segmento de mercado altamente viável que é hoje.
Antes vistos como uma simples forma de gerar uma renda extra para os vendedores, os food trucks estão se transformando em grandes negócios. De fato, muitos chefs talentosos já abriram algum tipo de food truck para levar sua culinária a várias comunidades diferentes.
Ao longo desse artigo, vamos dar uma olhada na história por trás desta indústria em expansão e ver o que está impulsionando o crescimento desse mercado.
A invenção do food truck
Em 1872, um vendedor americano chamado Walter Scott decidiu estacionar sua caminhonete em frente ao escritório de um jornal local em Providence, no estado americano de Rhode Island. Em seu veículo, ele passou a vender sanduíches com tortas e café para jornalistas e redatores que trabalhavam até tarde.
Seguindo o sucesso de suas vendas, os food trucks logo se espalharam pelos Estados Unidos. No final da década de 1880, um ex-funcionário de lanchonete chamado Thomas H. Buckley, natural de Worcester, Massachusetts, começou a fabricar os seus próprios food trucks personalizados. Eles vinham em modelos diferentes: alguns tinham janelas coloridas e outros contavam com enfeites extravagantes, bem como pias, geladeiras e fogões.
Em 1892, ele introduziu o Tile Wagon, um food truck com lâmpadas, espelhos de vidro plano e mosaicos planejados; ou seja, com apenas 20 anos de história, os food trucks já estavam se tornando sofisticados.
A popularização do food truck
Os food trucks de hoje se assemelham aos veículos de catering que se tornaram populares após a Segunda Guerra Mundial. À medida que os subúrbios americanos cresciam em tamanho e extensão, operários da construção civil, jardineiros e outros trabalhadores precisavam fazer refeições em lugares onde os restaurantes eram escassos. Daí a razão por trás do boom dos food trucks.
Ainda assim, sua popularidade nunca esteve imune às críticas. Por exemplo, acredita-se que os food trucks apresentam mais riscos à saúde em comparação com os restaurantes tradicionais no que diz respeito à segurança alimentar e à contaminação por alimentos.
Além disso, muitos food trucks não contam acesso a água limpa e quente necessária para lavar as mãos ou enxaguar os vegetais, conforme exigido pela maioria dos códigos e regulamentos de saúde. No entanto, os setores governamentais responsáveis pela vigilância sanitária estão cada vez mais atentos a essas questões.
Os food trucks no Brasil
No Brasil, a sua popularização começou ainda no século passado através de caminhões que serviam comida nos carnavais e nos arredores de estádios durante jogos de futebol, eventos esportivos e shows. Eventualmente, esses veículos passaram a incorporar designs cada vez mais ousados e servir pratos mais sofisticados que os tradicionais lanches e salgados.
No entanto, quando esses caminhões começaram a servir comida gourmet (com preços mais altos), os food trucks deixaram de ser associados à comida popular e passaram a ser vistos como “restaurantes gourmetizados”, o que tem gerado certo criticismo.
Hoje, os food trucks podem ser encontrados em praticamente todo o Brasil, seja em locais de trabalho, escolas, faculdades, prédios de escritórios ou parques industriais. Desse modo, podemos dizer que há caminhões vendendo comida em qualquer local onde haja demanda potencial de refeições ou lanches regulares.
Leia Também: Quem inventou o trompete?
Leia Também: Quem inventou a chupeta?
Por último, vale destacar que até mesmo localizar food trucks tornou-se uma tarefa muito simples. Com a ajuda de redes sociais como o Facebook e o Twitter, qualquer pessoa pode descobrir onde seu caminhão de comida favorito está a qualquer momento, além de receber atualizações relacionadas a promoções, novos itens do menu e alterações de local.
A invenção do food truck trouxe uma maior comodidade à nossa vida cotidiana, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉