51,8% da população mundial é composta por mulheres e eles conhecem bem a TPM, afinal de contas, convivem com ela mensalmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a TPM atinge 80% das brasileiras e 90% das mulheres em todo o mundo.
Embora a TPM esteja diretamente ligada às mulheres e seja o período que precede a menstruação, muitas pessoas costumam ter a dúvida se homens também podem ter algum tipo de TPM. Bom, nós pesquisamos bastante sobre o assunto e temos a resposta, você pode conferir agora mesmo.
Homem Tem TPM?
Estamos muito acostumados a ouvir falar sobre a TPM, afinal de contas, todos os meses as mulheres passam por esse período. Existe uma condição chamada Síndrome do Homem Irritável (SHI) que afeta os homens e acabou ficando conhecida como a TPM masculina e como o nome já indica, ela influencia diretamente no humor, embora não seja exatamente igual ao que as mulheres passam.
Não é novidade para ninguém que os homens não menstruam, porém eles também possuem variação no humor. A Síndrome do Homem Irritável é causada por mudanças nos níveis de hormônio no corpo masculino e, por isso, em determinados momentos do ano, podem ocorrer sintomas bem parecidos com aqueles que as mulheres precisam passar todos os meses durante o seu período menstrual.
A SHI é causada pela queda nos níveis de testosterona. Ela pode acontecer à qualquer momento, enquanto os níveis de testosterona oscilam ao longo do dia, mas é mais comum que ela ocorra durante o período da noite.
Essa queda nos níveis de testosterona pode acontecer por vários motivos, entre eles: o estresse, má alimentação, mudança repentina na dieta e a rotina cansativa no trabalho.
As mudanças no humor dos homens com SHI variam principalmente entre irritabilidade, agressividade e emotividade, por exemplo. Porém, uma outra diferença entre a síndrome e a TPM é que ela não acontece durante um ciclo e pode acontecer durante qualquer dia do mês.
Como Identificar a SHI?
Bom, para poder confirmar com certeza, o recomendado é que um médico seja consultado e que ele indique um exame de sangue para medir a quantidade de testosterona. Dá para fazer uma possível identificação em casa, caso o homem apresente 6 ou mais dos sintomas abaixo:
- Mau-humor;
- Agressividade;
- Impaciência;
- Melancolia;
- Emotividade;
- Tensão;
- Desânimo ou tristeza;
- Estresse em casa ou no trabalho;
- Sensação de estar sobrecarregado;
- Ciúmes excessivos;
- Diminuição do desejo sexual.
Vale lembrar que é importante diferenciar esta síndrome de outras doenças mais prováveis da mente, como ansiedade generalizada ou distimia, por exemplo. Se parte desses sintomas durarem mais de 14 dias e se afetarem significativamente a vida pessoal, pode-se tratar de depressão, por isso sempre é recomendado o acompanhamento de um especialista.
Leia Também: Por que sentimos medo?
Leia Também: Por que mulheres ficam bêbadas mais rápido do que homens?
Quando a Síndrome do Homem Irritável é comprovada, o acompanhamento e tratamento deve ser feito com um endocrinologista ou urologista, que poderá indicar a reposição da testosterona através de comprimidos ou injeções. É bem importante manter o acompanhamento médico, uma vez que isso pode afetar a rotina e atuação nos estudos ou trabalho.
Embora a Síndrome do Homem Irritável não seja tão conhecida pela população geral, ela atinge cerca de boa parte dos homens, mesmo que nem saibam que estão com ela. As rotinas corridas acabam dificultando a identificação e consequentemente a procura por médicos, afinal de contas, a humanidade acabou se adaptando à altos níveis de estresses e irritabilidade.
Você já conhecia a SHI? Não esquece de compartilhar esse post para que mais pessoas também possam conhecer mais sobre!