no ,

14 curiosidades incríveis sobre robôs

Por mais assustador que isso possa parecer, a automação robótica vem ocorrendo a passos largos.

Um robô é uma máquina projetada para realizar uma ou mais tarefas com rapidez e precisão. Um robô pode ser controlado remotamente por um operador humano, mas existem muitos tipos diferentes de robôs para diferentes tarefas. De fato, robôs são amplamente usados ​​em fábricas e podem ser úteis até mesmo para entrar em prédios onde pode haver bombas.

Continua após a publicidade..

Ainda assim, todos sabemos que, quando se trata de robôs, sua capacidade de realizar tarefas com rapidez não é exatamente o que nos fascina. De um modo geral, filmes, livros e a cultura popular não tendem a se concentrar na velocidade e precisão dos robôs. Na verdade, o que nos interessa, mais do que qualquer outra coisa, é a maneira como eles são semelhantes a nós, embora ainda sejam totalmente diferentes.

Então, enquanto todos nós continuamos a testemunhar robôs cada vez mais parecidos com humanos sendo inventados todos os dias, aqui estão alguns fatos surpreendentes sobre esses seres mecânicos.

1. A palavra “robô” vem da palavra tcheca “robota”, que significa “trabalho forçado”. Originalmente, esse termo se referia aos camponeses que eram obrigados a trabalhar para seus senhores sob o sistema Fuedal. Hoje, essa palavra é usada para descrever qualquer máquina feita pelo homem que pode realizar trabalhos e outras tarefas humanas.

Continua após a publicidade..

2. Os termos “androide” e “robô” tendem a ser usados ​​de forma intercambiável, mas a verdade é que eles têm significados bem distintos. Na verdade, androide é um robô que se parece com um humano.

Robôs
Foto: Pixabay

3. Um dos primeiros exemplos de design robótico remonta a 1478, através das mãos de Leonardo da Vinci. O “carro de Da Vinci” era um sistema autônomo movido a mola que provavelmente foi criado para causar alvoroço. Em uma época em que a maioria das pessoas ficaria impressionada com um cavalo particularmente grande, imagine aparecer em uma reunião dirigindo o que pareceria ser um relógio gigantesco…

Continua após a publicidade..

4. A primeira empresa de robôs do mundo foi fundada em 1956 por George Devol e Joseph Engelberger. A empresa chamava-se Unimation e lançou o primeiro robô industrial.

5. Em 2014, fuzileiros navais dos EUA levaram um robô para as profundezas da selva havaiana. O robô LS3 (Legged Support System) anda sobre quatro patas, carrega até 180 quilos de carga e se move pelo terreno como uma mula mecânica.

curiosidades incriveis sobre robos 2
Foto: Wikimedia Commons

6. Arquitas foi um filósofo da Grécia Antiga que ganhou notoriedade ao inventar o que se acredita ser o primeiro dispositivo voador autopropelido, conhecido como “pombo voador”. O corpo do tal “pombo” era oco com uma forma cilíndrica e tinha asas de cada lado. A parte traseira do pombo tinha uma abertura conectada a uma caldeira quente que produzia vapor à medida que aquecia, fazendo com que a máquina levantasse voo.

7. O primeiro caso conhecido de alguém que foi morto por um robô ocorreu em 1981, quando um braço robótico esmagou um trabalhador de uma fábrica japonesa da Kawasaki. A morte do trabalhador foi considerada um “acidente”…

8. Robofobia é um transtorno de ansiedade real em que a pessoa tem um medo irracional de robôs, drones e qualquer outra coisa relacionada à inteligência artificial. Nesse caso, a pessoa pode ter ataques de pânico desencadeados por situações como ver um robô, estar perto de um robô ou simplesmente falar sobre robôs.

Robôs
Foto: Pixabay

9. Um nanorrobô é um robô microscópico projetado para caber em espaços extremamente pequenos e realizar uma função específica. A esperança é que esses robôs possam eventualmente ser colocados na corrente sanguínea para realizar procedimentos cirúrgicos delicados que são muito complexos para as cirurgias comuns.

10. O mercado original para os robôs em seus estágios iniciais de desenvolvimento foi a indústria automotiva. Estima-se que 70% dos pedidos de robôs na década de 1980 foram para uso em fábricas de automóveis, sendo que os robôs realizavam tarefas como soldagem por pontos e pintura.

11. O robô de fabricação mais comum é o braço robótico. Um braço robótico típico é constituído por sete segmentos de metal unidos por seis juntas. O robô é controlado por um computador que gira motores individuais conectados a cada junta. O braço se move com muita precisão por conta de sensores de movimento.

curiosidades incriveis sobre robos 4
Foto: Pixabay

12. Um quarto da população do Japão tem mais de 65 anos e, em 2065, esse número deve aumentar para 40%. Consequentemente, isso levou a um rápido crescimento do mercado de robôs para cuidados de enfermagem. De fato, o governo está gastando 1/3 de seu orçamento no desenvolvimento de robôs que tornarão a vida mais fácil para os idosos japoneses.

13. Em 1942, o escritor de ficção científica Isaac Asimov introduziu as três leis da robótica que, em tese, devem governar o comportamento dos robôs. As leis determinam que os robôs não podem ferir seres humanos, devem obedecer aos humanos e devem proteger sua própria existência, a menos que isso viole a primeira ou a segunda lei.

Leia Também: 12 curiosidades interessantes sobre casamentos
Leia Também: 14 curiosidades interessantes sobre os anos 80

14. De acordo com Stuart Russell, professor de ciência da computação na Universidade da Califórnia, a tecnologia para criar robôs assassinos já existe e precisa ser banida. Em novembro de 2017, ativistas levaram essa questão às Nações Unidas, pedindo uma proibição global de sistemas de armas autônomas letais.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Cães gostam de carinho na barriga

Por que os cães gostam de carinho na barriga?

Leite de soja

O leite de soja é ‘leite de verdade’?