Você se sente atraído pela grandeza dos mares? Sempre teve interesse em descobrir cada vez mais sobre os oceanos? Se a sua resposta é um “sim” para ambas as perguntas, talvez você devesse seguir a carreira de oceanógrafo!
O oceanógrafo é um tipo especial de cientista que estuda o oceano. Os oceanógrafos estudam cada aspecto importante do oceano, como a química da água, a geologia, os movimentos físicos das ondas ou até mesmo os animais e plantas que chamam o oceano de lar.
Como os humanos passaram a habitar a maioria dos cantos do globo, nosso impacto nos oceanos pode abalar sua capacidade de continuar operando normalmente. Por isso, oceanos saudáveis são de importância crucial para a manutenção de um planeta igualmente saudável e, nesse caso, os oceanógrafos são alguns dos pesquisadores do clima mais importantes na luta para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, da superpopulação e da pesca predatória.
Independentemente do campo que um oceanógrafo selecione como fonte dos seus estudos primários, eles ainda precisam compreender aspectos variados da oceanografia. Assim, muitas descobertas feitas no campo da oceanografia são o produto de esforços multidisciplinares e abrangentes envolvendo oceanógrafos de todos os ramos da ciência.
Ao longo desse artigo, nós vamos analisar a rotina de trabalho de um oceanógrafo e reunir as principais informações sobre o que é necessário para se tornar um.
Como é a rotina de trabalho de um oceanógrafo?
Os trabalhos dos profissionais da oceanografia se concentram na ciência de analisar os oceanos, incluindo seus parâmetros geográficos e marinhos, o movimento e a composição de suas águas, componentes biológicos e a gestão de seus recursos.
Os trabalhos dos oceanógrafos variam significativamente, mas todos eles devem estar familiarizados com a execução das tarefas citadas na lista abaixo:
- Projetar programas de observação e coleta de dados;
- Medir e analisar correntes, ondas, marés e outros movimentos fluidos;
- Usar dados de satélite para coleta de dados, como temperatura do mar, correntes, padrões das ondas e velocidades do vento em regiões marítimas;
- Usar instrumentos de computador e dispositivos de amostragem para analisar as populações e atividades de organismos marinhos de todos os tamanhos;
- Preparar relatórios que incluem metodologia técnica e resultados de análise;
- Auxiliar no projeto, especificação, construção e documentação do sistema de instrumentação oceanográfica;
- Realizar missões de campo nacionais e internacionais.
Como é o ambiente de trabalho dos oceanógrafos?
Os oceanos cobrem quase 70% da Terra, compreendendo a maior parte da biosfera do planeta. Desse modo, o trabalho de campo é fundamental para a linha de pesquisa de um oceanógrafo, o que significa que os oceanógrafos sempre se encontrarão trabalhando no oceano ou em áreas que possuem ligações estreitas com o oceano.
Como o oceano impacta o clima global e a saúde geral de nosso planeta, os oceanógrafos também podem se descobrir investigando o impacto do oceano em lugares distantes de regiões marinas. Independente disso, o fato é que os cientistas oceânicos muitas vezes precisam viajar muito, realizando tarefas físicas ou se deparando com cenários arriscados que testam todas as suas habilidades.
As tarefas do dia-a-dia dos oceanógrafos podem variar amplamente; entretanto, todas as atividades que realizam estão relacionadas à sua tarefa principal: a pesquisa. Consequentemente, os oceanógrafos passam muito tempo realizando estudos, o que significa ler várias páginas de trabalhos acadêmicos, realizar experimentos, coletar dados e, em seguida, escrever sobre seus resultados e compartilhar suas descobertas com o mundo.
Muito desse trabalho é feito em um laboratório, mas como se trata do estudo do oceano, um pesquisador deve passar um tempo na água ou perto da água. Alguns oceanógrafos focam seus esforços em mergulhos, enquanto outros passam o tempo em um barco ou submarino para coletar dados.
Muitos oceanógrafos também trabalham dando palestras ou ensinando sobre o oceano sob a tutela de instituições oceanográficas. Obviamente, muitas das instituições oceanográficas mais conceituadas estão localizadas perto de regiões costeiras.
Como se tornar um oceanógrafo?
Os oceanógrafos normalmente recebem formação em biologia, física, química ou geologia, mas geralmente passam a concentrar suas pesquisas em um campo ou outro. Existem algumas escolas que oferecem cursos de bacharelado em biologia marinha, sendo que há estágios e vagas de nível assistente disponíveis para aqueles que possuem apenas uma graduação.
Leia Também: O que faz um arborista?
Leia Também: O que faz um operador de câmera?
Para obter uma posição mais proeminente como oceanógrafo, os alunos geralmente precisam adquirir um nível de educação de mestrado ou doutorado antes de se tornarem cientistas oceânicos. No entanto, o período de graduação permite que o aluno adquira experiência em todas as bases da química, biologia e física que lhe permitem desenvolver seus estudos com tópicos mais avançados no campo da oceanografia.
E você, deseja seguir a carreira profissional de oceanógrafo? Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!