Se você já passou por uma viagem internacional, é provável que tenha sentido uma mistura de excitação e nervosismo. Descobrir um novo destino é emocionante, embora o processo de chegar até lá possa ser cansativo – especialmente ao enfrentar longas filas nos controles de segurança dos aeroportos.
Além disso, se você já teve a “sorte” de notar a sinistra sigla “SSSS” em seu cartão de embarque, sabe que isso pode gerar um contratempo em sua jornada. Mas o que acontece depois disso? Qual o significado dessas quatro letras e como elas foram parar no seu bilhete? Vamos entender!
O Significado do Mistério:
A sigla “SSSS” é utilizada para identificar passageiros selecionados para a “Seleção de Triagem de Segurança Secundária”. Ou seja, você foi escolhido antecipadamente para passar por procedimentos de triagem adicionais. Essa é uma medida adotada pela Administração de Segurança de Transporte (TSA) dos Estados Unidos para reforçar a segurança nos aeroportos.
A agência emprega medidas de segurança imprevisíveis, tanto visíveis quanto invisíveis, para cumprir sua missão de garantir a segurança no transporte. O “SSSS” pode aparecer de forma aleatória no cartão de embarque de um passageiro, tornando a viagem um pouco mais longa e complexa.
Segundo o site oficial da TSA, as medidas de segurança para viagens aéreas começam muito antes de você chegar ao aeroporto. Eles colaboram com agências de inteligência e aplicação da lei para compartilhar informações e identificar qualquer indivíduo que possa representar uma ameaça à segurança.
Triagem Adicional:
Se o seu cartão de embarque exibir a sigla “SSSS”, isso significa que a TSA considera você um terrorista ou uma ameaça ao país? Não necessariamente. Embora alguns passageiros possam ser selecionados com base em seus históricos, você também pode ter sido escolhido aleatoriamente para uma nova inspeção.
Durante a triagem secundária, sua bagagem será examinada novamente para garantir que você esteja aderindo às regras de bagagem de mão da TSA e para verificar se não está portando itens explosivos, por exemplo. Amigos e familiares podem acompanhar o processo de inspeção secundária, então não há motivo para temer.
Em suma, a segurança quer apenas se certificar de que você não está escondendo itens proibidos ou representando uma ameaça à segurança dos demais passageiros. Os selecionados geralmente são informados sobre o procedimento com antecedência, e a revista ocorre em uma sala privativa com um oficial do mesmo sexo. É importante ressaltar que os escolhidos não podem evitar a primeira triagem apenas porque passarão por uma inspeção adicional.
Há vários fatores que podem influenciar o motivo pelo qual alguém recebe o código “SSSS” no cartão de embarque. Devido à complexidade do procedimento e ao fato de a TSA não divulgar detalhes específicos sobre essa medida de segurança, é impossível determinar com precisão quão comum é receber esse código. Portanto, esteja sempre preparado e não se surpreenda se isso acontecer!