A Ursa Maior é um conhecido conjunto de estrelas para procurar ao contemplar o céu noturno. Uma pergunta comum é se ela é uma constelação ou se não, então o que é?
O arranjo de estrelas que formam o que é conhecido como Ursa Maior apareceu em textos com centenas de anos. Os textos falam do céu noturno e da formação da Ursa Maior, e o que ela representa.
Mas por que a Ursa Maior é um mistério? Aqui vamos ver a história e os fatos sobre essas sete estrelas brilhantes.
O que é?
A Ursa Maior é um arranjo de estrelas às vezes chamado de arado. A Ursa Maior pode ser encontrada no Hemisfério Norte e gira em torno da Estrela do Norte Polaris.
É formado por sete estrelas muito brilhantes; estes são Dubhe, Merak, Phecda, Megrez, Alioth, Mizar e Alkaid. Quatro deles definem o que vemos como a tigela ou corpo principal, e os outros três criam a alça.
A Ursa Maior é globalmente vista como um símbolo do norte. Um grande exemplo disso é seu uso na bandeira do Alasca. A bandeira do Alasca é composta por oito estrelas, as sete que formam a Ursa Maior, assim como Polaris, a Estrela do Norte.
A Ursa Maior é uma constelação?
Ela não é uma constelação; é um asterismo. Um asterismo é um grupo de estrelas brilhantes que formam padrões proeminentes no céu noturno. Eles são menores que uma constelação e às vezes fazem parte de uma constelação.
Esse asterismo faz parte da constelação da Ursa Maior. Mais especificamente, é a “cauda” que faz parte da Ursa Maior. Também conhecida como Grande Ursa, é a terceira maior das constelações modernas. A Grande Ursa foi uma das 48 constelações listadas pelo astrônomo Ptolomeu no século II d.C.
Origem do nome
A Grande Ursa tem muitos nomes em todo o mundo. Esses nomes derivam de diferentes mitos e associações. O asterismo é conhecido como Ursa Maior nos Estados Unidos e no Canadá , mas no Reino Unido e na Irlanda também é conhecido como “O Arado”.
É chamado de Big Dipper nos EUA porque se parece com uma cabaça. Acredita-se que isso tenha surgido de uma canção folclórica que tinha a letra “siga a cabaça bebendo”.
A canção foi cantada por escravos fugitivos na África como orientação em suas jornadas rumo ao norte. Na Bíblia, a formação é chamada de “Sete estrelas”.
Na Malásia, é conhecido como “constelação de barco” e, da mesma forma, na Indonésia, é chamado de “estrelas de canoa”
Leia Também: Quantas galáxias existem no universo?
Leia Também: As 6 galáxias mais estranhas do universo
Essa é uma das formações estelares mais conhecidas do mundo a fazer parte da Grande Ursa. Embora não seja uma constelação por ser muito pequena, desempenhou um papel importante no mapeamento do céu noturno.
Por seus propósitos de navegação e por ser um símbolo do céu noturno do norte, a Ursa Maior é uma formação famosa a ser procurada. Da próxima vez que você estiver observando as estrelas, por que não tentar procurá-las e ver se consegue localizar a Grande Ursatambém?
Gostou do post? Não esquece de compartilhar!