no

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

A geografia do ensino médio provavelmente ensinou a você que a Terra gira em torno de seu eixo enquanto gira em torno do sol. Isso é responsável pelo padrão do dia e da noite.

Continua após a publicidade..

Se você já se perguntou o que aconteceria se a Terra parasse, fique por aqui para descobrir.

Por que nosso planeta gira?

O nosso planeta gira devido à forma como foi formada. Cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, o colapso de uma enorme nuvem de gás e poeira criou a Terra. Uma vez que algo é colocado em movimento, ele não para no espaço porque não há atrito com o ar.

Imagine um pião que nunca para de girar. Isso nunca acontece no nosso planeta porque o ar desacelera gradualmente, eventualmente parando. Ao contrário de um pião em sua mão,o nosso planeta não sofre fricção no espaço, por isso continua girando por bilhões de anos.

Continua após a publicidade..

É possível que nosso planeta pare de girar?

É improvável que a Terra pare de girar completamente. Isso só pode acontecer se for atingido por uma quantidade igual de força na direção oposta. A Terra pode girar para sempre, mas explorar o que poderia acontecer se ela parasse ainda é emocionante.

o que aconteceria se a terra parasse de girar zona curiosa 2
  • A luz do dia durará seis meses – Você pode imaginar ter seis meses de sol? Isso é o que acontecerá senosso planeta parar de girar. O ritmo diurno e noturno é interrompido se a rotação do nosso planeta parar. Consequentemente, pode levar até meio ano para o outro extremo da Terra ver o sol Os dias também se tornam muito mais quentes, enquanto as noites são muito mais frias. Essa mudança nas temperaturas diurnas e noturnas causa gigantescos redemoinhos de vento – quase tão grandes quanto planetas inteiros.

  • Seu ritmo circadiano será interrompido – Você sabia que seu corpo depende do horário regular do dia e da noite para configurar seu relógio interno? Qualquer coisa que atrapalhe essa rotina atrapalha seu ritmo. Se nosso planeta parar, todo o seu ciclo sono-vigília perde seu padrão. Você pode pensar nisso como um jet lag prolongado. A longo prazo, isso pode afetar vários processos em seu corpo, como secreção hormonal, metabolismo energético e regulação da temperatura corporal.

  • O campo magnético será perdido – O núcleo da Terra contém ferro. Isso cria um forte campo magnético que o protege contra os raios nocivos do sol e de fora do sistema solar (raios cósmicos). Esses raios nocivos atingem a atmosfera da Terra, mas não chegam até você na superfície. Você pode identificá-los no céu como belas luzes do sul e do norte. Se nosso planeta parar de girar, perde-se a proteção do campo magnético, e esses raios nocivos podem atingir a superfície do nosso planeta e afetar a saúde das pessoas. Além disso, o campo magnético da Terra ajuda a direcionar as aves migratórias e, sem isso, as aves podem se perder enquanto viajam para novos destinos.

  • A água começará a se mover em direção aos pólos – O diâmetro do equador mede aproximadamente 21,4 quilômetros (13,30 milhas) a mais que os pólos. Isso aconteceu ao longo de bilhões de anos quando o nosso planeta se formou. A rotação da Terra gerou uma força que moveu matéria sólida e água em direção ao centro. É por isso que o equador tem níveis de água até oito quilômetros mais altos do que se não houvesse rotação. Se a Terra parar, a força que mantém a água aqui também se foi. Portanto, a água migra em direção aos pólos, então você pode andar ao redor do equador sem ver água. O equador seria essencialmente uma faixa de terra que separa os oceanos do norte e do sul.

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
  • As coisas vão começar a voar para o leste – Você já esteve em um carro em alta velocidade e alguém pisou no freio? Sim, imagine a mesma coisa acontecendo com a Terra. Se a Terra parar de se mover repentinamente, o impulso enviará pessoas, rochas e outros objetos voando para o leste. As paisagens mudarão drasticamente e poderão desencadear terremotos devastadores.

Na verdade, a rotação da Terra diminuiu, mas isso não está causando mudanças significativas. É altamente improvável que a Terra pare completamente, então você pode parar de se preocupar. O que você pode fazer, no entanto, é procurar as mudanças que você pode fazer para minimizar as mudanças climáticas , uma ameaça real à sobrevivência da Terra.

Continua após a publicidade..

Leia Também: Qual é o animal mais perigoso do mundo?
Leia Também: Quanto vale o planeta Terra?

Gostou do post? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Ursa Maior é uma constelação?

Ursa Maior é uma constelação?

Emma Watson: As 10 melhores curiosidades sobre a atriz

Emma Watson: As 10 melhores curiosidades sobre a atriz