Os fogos de artifício são usados nas mais diversas ocasiões, para expressar alegria, empolgação e os mais diversos sentimentos de euforia. É claro que existem muitos pros e contras dessa atividade, e isso vai de cidade em cidade, de país em país.
Apesar do que a maioria das pessoas acham, os fogos não são uma invenção recente e remontam de tempos bastante antigos. E é por isso que hoje, nos vamos falar para você sobre como surgiram esses itens, vamos lá?
Qual a origem dos fogos de artifício?
Como já dito anteriormente, os pesquisadores acreditam que a invenção dos fogos de artifício — mesmo que em sua forma mais primitiva — tenha surgido há muito tempo atrás, por volta do século dois antes de Cristo, lá na China.
Tendo em seu estágio inicial, o que chamamos por fogos hoje, pode ter sido originário a partir de babus que explodiam uma vez que eram jogados no fogo e faziam um enorme barulho, além de brilharem mais no segundo da explosão. Para os chineses essa tradição — especialmente esse barulho — fazia com que os espíritos malignos ficassem afastados.
Alguns séculos depois, ainda na China, a história conta que um alquimista misturou vários componentes, criando uma espécie de pólvora e colocado nos cilindros ocos de bambu.
Com o passar do tempo, esse item foi se espalhando e chegando nos mais diversos continentes. Na Europa Central, por exemplo, ele era usado em festivais religiosos. Uma vez que já havia chegado nesse continente, a Itália foi o primeiro país de lá a produzir os primeiros fogos europeus, em uma versão aprimorada.
Leia também: A Austrália pode ser considerada uma ilha?
Existem leis sobre a utilização de fogos?
Sim, como qualquer item que é utilizado na sociedade atual, existem uma série de leis e regulamentações que se tem que passar para que o uso seja aprovado.
Apesar de ser usado a bastante tempo, muitos temas foram levantadas quando relacionado aos estrondos que os fogos causam, já que é um item com alcance sonoro bem amplo. Dessa forma, muitas pessoas fizeram campanhas e promoveram a conscientização do uso de fogos silenciosos.
Dessa forma, existem leis no Brasil que prezam pelo bem-estar de crianças pequenas, autistas, idosos e tantos outros grupos que são diretamente impactados pelo barulho que os fogos causam. Dessa forma, uma lei aprovada permite o uso de fogos de forma silenciosa, já que o intuito deles é serem apenas visuais.
Leia também: Por que o local picado por um mosquito coça?
É claro que tem muita gente que concorda e discorda do uso de fogos de artifícios. Sendo de uma forma ou de outra, temos realmente que respeitar as leis e também respeitar essas pessoas que são amplamente incomodadas com o barulho.
É claro que o show de fogos é algo realmente muito lindo de se ver, mas eles não precisaram ser tão barulhentos, funcionam muito bem apenas como um espetáculo visual.