Alguns organismos são capazes de produzir bioluminescência, isto é a capacidade de produzirem luz própria e conseguirem brilhar. Com toda certeza você já entrou em contato visual com algum deles e apenas não consegue se lembrar, talvez alguns deles fizeram parte de algumas aventuras durante a sua infância.
Existe todo um processo químico, de evolução e até mesmo de habitat que está relacionado diretamente a essa capacidade, e é algo realmente muito curioso de se aprender. Por isso hoje, vamos conhecer alguns desses organinos que são capazes de brilhar no escuro, vamos lá?
Organismos que conseguem brilhar no escuro
Vaga-lume: Provavelmente a coisa mais conhecida por ter a capacidade de ser um organismo bioluminescente é, com toda certeza, o vaga-lume. Eles são responsáveis por produzirem uma luz na sua parte traseira e parecem dançar no céu durante a noite. Apesar de estarem com um número muito reduzido nos dias atuais, sua população era bem maior nos anos 2000.
Tamboril: Das profundezas do oceano, onde a luz do sol raramente consegue chegar, encontramos o tamboril. Esse animal desenvolveu, através do processo evolutivo, uma luz que fica em uma haste flexível no topo da sua cabeça e que se dobra até a frente da sua boca, sendo uma armadilha mortal para os animais que são atraídos por sua luz.
Águas-vivas: Esses seres aquáticos usam da sua capacidade de produzir bioluminescência para ser um grande repelente a possíveis predadores. Suas parte gelatinosas produzem uma luz em sua borda, o que acaba assustando ou confundindo outros grandes seres, mas lembra-se sempre de ter bastante cuidado com essas criaturas, pois elas são capazes de ferir ferozmente os humanos. Então se você ver alguma em uma praia, é melhor se manter bem longe.
Leia também: Fobias: Conheça as 5 fobias mais diferentes do mundo
Fungo: Apesar de ficar bem mais realçado durante o escuro da noite, os fungos tem a capacidade de brilhar durante todo o dia, e não apenas em um período. Esse mecanismo é bastante utilizado para atrair insetos ou afastar possíveis predadores e manter a sua existência. Apesar de grande parte dos organismos desse tipo conseguem brilhar, mas nem todos têm essa capacidade, por conta dos mais inúmeros motivos em suas composições.
Lula: Um dos animais que possuem uma grande capacidade de camuflagem, as lulas usam seu poder de luminescência para confundir e enganar seus predadores. Tendo a capacidade de se esconder utilizando a luz do luar e até mesmo o movimento das ondas, esses seres são detentores de uma grande inteligência.
Leia também: Arqueiros: Conheça os arqueiros mais famosos da história
Realmente muito interessante como a natureza está cheia dos mais diversos organismos que são capazes de fazer coisas tão incrivelmente diferentes e impressionantes, não é mesmo? A fauna e flora realmente são coisas tão maravilhosas que nem existem palavras o suficiente para descrever.
É claro que existem outros animais e partes de vegetações que conseguem fazer bioluminescência, mas aqui destacamos apenas os principais e mais importantes deles.