Você já deve ter derramado algumas lágrimas durante um momento complicado de sua vida, ou até mesmo assistindo um filme, ou série bem triste, não é mesmo? Pode ficar tranquilo que isso é completamente natural.
Quando ficamos para baixo, é super comum o nosso corpo produzir algumas lágrimas para nos ajudar a ‘aliviar’ aquela sensação de tristeza ou angustia que estamos sentindo. Você já deve ter reparado que esses fluidos lagrimais são salgados, não é mesmo? É você sabe qual o motivo disso? É isso que vamos descobrir agora, vamos lá?
Qual o motivo das lágrimas serem salgadas?
Em algum momento, de forma involuntária ou não, você já deve ter provado suas lágrimas, não é mesmo? E você deve ter reparado que elas são salgadas, mas qual o motivo delas serem assim?
Bom, pode parecer bem óbvio, mas elas são salgadas por possuírem um sal que é produzido pelo nosso corpo. Nosso corpo produz um componente chamado eletrólitos, que são íons de sal e dão esse sabor a elas.
Apesar do gosto acentuado, a maior parte da lágrima, é na verdade, apenas água. Sim, os estudiosos apontam que cerca de 98% desse fluído é feio de lágrima, e o restante é preenchido por vários outros compostos.
Leia também: GAP: Tudo sobre o dorama tailandês de extremo sucesso
O que mais está presente nas lágrimas?
Esses 2% que restou é composto pelos mais diversos tipos de substâncias, e que nós nem imaginamos que elas existem.
Como já dito anteriormente, existem eletrólitos que são cheios de potássio, cálcio e sódio, e responsáveis pelo sabor salgado das mesmas. Também pode se encontrar alguns óleos, lipídios e proteínas.
Quais tipos existem?
É possível diferenciar pelo menos três tipos de lágrimas e suas razões mais comuns, vamos classificar elas aqui para vocês, assim você saberá as separar da próxima vez que elas escorrerem pelo seu rosto.
Emocionais: Quando nos sentimos triste ou com raiva, é comum que nosso olho as produza em resposta a esses sentimentos. É claro que não é só de sentimentos ruins que esse fluídos se baseiam, já que também costumamos chorar de alegria.
Reflexivas: Você já chorou enquanto cortava uma cebola? Bom, isso se deve ao fato que nosso corpo responde a certas irritações oculares através de lágrimas para limpar nosso globo ocular de possíveis irritações mais severas.
Basais: Essas são as mais comuns, já que são produzidas para manter seu globo ocular úmido e deixar sua visão mais saudável. Esse é um dos motivos de você ‘chorar do nada’ quando o ambiente está muito seco.
Leia também: Rússia: 7 curiosidades sobre o país
Nosso corpo é realmente um sistema muito interessante, não é mesmo? Está sempre preparado para nos ajudar das mais diversas formas possíveis e muitas vezes incompreensíveis por nós mesmos.
Bom, agora você já sabe qual o motivo de suas lágrimas serem salgados e também o motivo de você achar chorando sem querer de vez enquanto. Quem diria que o nosso corpo consegue fazer tudo isso de uma forma automática, certo? Realmente é uma máquina super potente e impressionante.