Você já ouviu algo parecido com: “Se você não se comportar, Papai Noel não vai te dar nenhum presente de Natal, apenas um grande pedaço de carvão.” ? É bastante comum ouvir isso enquanto somos crianças e se você não ouviu essa frase direcionada para você, certamente já deve ter ouvido em algum filme ou série.
Mas de onde vem exatamente isso? Bom, descobriremos agora mesmo, então continue lendo!
Punição
Nos primórdios do Papai Noel, ele era conhecido por entregar presentes apenas para as crianças boas e punir as más. Mesmo no início dos anos 1800, a literatura sobre o Papai Noel não o mostrava punindo crianças más com pedaços de carvões, mas sim “uma vara longa e preta de bétula” como um chicote para aplicar punição física.
Dito isto, porém, o carvão ainda era uma coisa relativamente nova em nível doméstico no início de 1800, então é justo avaliar que o carvão não seria comum naquela época e, como tal, não teria realmente se tornado um folclore comum.
Então, em vez de carvão, os garotos travessos receberam pedras, cinzas, batatas frias ou o mais sinistro de todos: um pouco de leve chicotada ou surra do alegre sujeito ruivo.
Carvão
No folclore italiano, as crianças eram visitadas por uma bruxa em sua vassoura voadora que distribuía presentes e doces para as crianças boas e carvão para as crianças más. Algumas pessoas pensam que a ideia de garotos maus pegando carvão veio da Holanda do século XVI.
As crianças colocavam seus tamancos perto da lareira na véspera de Natal e as crianças boas os enchiam de doces ou brinquedinhos, mas as crianças más enchiam seus tamancos com carvão. Na Inglaterra vitoriana, o Papai Noel só dava carvão para crianças pobres como forma de punição pelas más ações que tornavam sua família pobre.
No entanto, isso seria benéfico para as famílias pobres, pois elas poderiam queimar o “presente”, algo que geralmente não podiam pagar.
Tudo o que podemos realmente fazer é especular sobre por que ele entrega o carvão. Uma coisa que muita gente suspeita é que tudo está ligado à chaminé e à lareira. O Papai Noel e seus vários ajudantes nas diferentes versões do folclore ao redor do mundo costumam entrar em uma casa pela chaminé, entregando presentes que estão perto da lareira.
Portanto, faria sentido que essa rocha preta, um marcador de crianças más, fosse algo relacionado à lareira. Isso está relacionado à versão germânica do velho Papai Noel, onde ele entregava sacos de cinzas para crianças travessas em vez de um pedaço de carvão.
Leia Também: As 6 tradições natalinas mais bizarras do mundo
Leia Também: Por Que o Papai Noel Usa Vermelho?
Bom, embora não saibamos exatamente a origem, é melhor você ser uma boa pessoa o ano inteiro, se não quiser receber uma punição do bom velhinho e acabar recebendo uma pedra preta como “presente” de natal.
Você já recebeu um pedaço de carvão? Não esquece de compartilhar esse post!