no

Por Que o Papai Noel Usa Vermelho?

A clássica roupa do papai noel vermelha encanta pessoas do mundo inteiro, mas você sabe o motivo dela ser dessa cor? É o que descobriremos hoje mesmo!

Papai Noel é a figura mais conhecida quando se trata da temporada de natal, mas você poderia imaginá-lo sem o casaco vermelho? Na verdade, sua famosa roupa vermelha se tornou tão comum no mundo que ninguém para para questionar de onde ela veio.

Continua após a publicidade..

Hoje nós iremos te contar a origem da roupa vermelha do bom velhinho e você pode conferir tudo agora mesmo.

papai noel zona curiosa 2

Origem

Como bem sabemos, o Papai Noel é baseado na figura histórica, São Nicolau. Ele era um homem que havia recebido uma grande quantia de dinheiro de seus pais quando eles faleceram. Em vez de usar todo o dinheiro para seu próprio prazer e diversão, ele usou muito para ajudar os pobres. Eles receberiam presentes secretos dele, e ele acabou se tornando um santo por causa de sua generosidade.

Roupa

Quando se trata de por que o bom velhinhoé realmente vermelho, os historiadores deram uma olhada nas roupas dos santos durante os primeiros séculos. São Nicolau viveu durante o século IV, uma época em que suas vestes eram vermelhas e brancas. Acredita-se que Nicolau usava roupas vermelhas e brancas, o que poderia ser uma das razões pelas quais nosso Papai Noel modernizado usa essas cores.

Continua após a publicidade..

Outras Cores?

A partir do século XVI, o Papai Noel foi introduzido no Reino Unido, assim como São Nicolau, ele era um personagem cheio de alegria, boa vontade e presentes para todos desfrutarem. No entanto, o Papai Noel usava verde em vez de vermelho, supostamente para simbolizar a chegada da primavera.  Thomas Nast, um popular cartunista americano, desenhou uma imagem do Papai Noel para a revista Harper’s Weekly em 1862. As fotos originais mostravam o Papai Noel vestindo uma roupa bege, mas nos trinta anos seguintes, ela foi gradualmente transformada em um traje vermelho.

Por Que o Papai Noel Usa Vermelho?

Coca-Cola

O alegre Papai Noel que conhecemos e amamos hoje foi criado para uma campanha publicitária da Coca-ColaNa década de 1920, imagens do Papai Noel com um casaco vermelho foram publicadas em revistas e jornais. Haddon Sundblom é o homem a quem se atribui a criação do Papai Noel moderno.

Continua após a publicidade..

Ele foi encomendado pela Coca-Cola em 1931, quando a Grande Depressão estava em andamento e a empresa queria trazer algo novo para a mesa. Eles pediram a Sundblom que criasse um Papai Noel que simbolizasse o Natal, além de ser realista e identificável para os clientes. Sundblom inspirou-se no poema de 1822, ‘ Twas the Night Before Christmas’ de Clement Clark Moore.

Neste poema, o bom velhinho é descrito como alegre e rechonchudo, com bochechas rosadas, olhos brilhantes e covinhas. No entanto, o casaco vermelho usado pelo Papai Noel certamente não era novidade nessa época. Sundblom não apenas tinha as vestes de São Nicolau para copiar, mas também poderia se referir às obras de Thomas Nash, que mostravam um casaco vermelho antes do final do século XIX.

Leia Também: Papai Noel: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Bom Velhinho
Leia Também: Qual a origem da ceia de Natal?

Sundblom parou de ilustrar o bom velhinho em 1964, mas a Coca-Cola ainda usa nosso personagem natalino favorito para anunciar suas bebidas populares.

Gostou do post de hoje? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por Que Os Bonecos De Neve Têm Nariz De Cenoura?

Por Que Os Bonecos De Neve Têm Nariz De Cenoura?

8 Curiosidades Sobre o Caminhão de Natal da Coca-Cola

8 Curiosidades Sobre o Caminhão de Natal da Coca-Cola