no

Por Que a Língua Fica Branca?

É bem comum vermos nossas línguas ficando brancas, mas você sabe o por que isso acontece? É o que descobriremos hoje!

O corpo humano funciona como uma máquina, tudo precisa estar em sincronia para poder funcionar perfeitamente, já falamos diversas vezes por aqui sobre isso. É bem verdade que todas as partes do nosso corpo possui uma função e mais verdade ainda que cada uma delas é extremamente importante.

Continua após a publicidade..

Conforme o tempo vai passando várias descobertas sobre o corpo humano começam a surgir e elas acabam chamando a atenção de todos. Com tantos órgãos que temos é quase inevitável que surjam dúvidas que se relacionem a algum deles. A língua é um dos nossos principais órgãos, mas por que elas ficam brancas? Bom, é o que iremos descobrir agora mesmo.

lingua zona curiosa 2

A Língua

A língua nada mais é do que um órgão formado por músculo e revestido de mucosa. Ela está diretamente relacionada à deglutição, ao paladar e principalmente à fala. Como bem sabemos, ela faz parte do aparelho digestório e é o início do mesmo.

Esse órgão é fixado pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Pode-se considerar a língua como tendo duas faces, duas bordas, uma ponta e uma base.

Continua após a publicidade..

Ela é dividida por um sulco terminal em formato de V em uma parte oral (pré-sulcal), anterior, voltada para cima e uma parte faríngea (pós-sulcal), além da parte posterior. A parte pré-sulcal forma cerca de dois terços do comprimento da língua.

Por Que Ela Fica Branca?

A língua branca pode ter diversas causas e na grande maioria das vezes ela não está ligada à alguma doença. Geralmente a nossa língua fica branca por conta de bactérias que estão presentes na nossa boca, por conta de restos de alimentos e também células mortas que ficam acumuladas entre as papilas gustativas.

Continua após a publicidade..
Por Que a Língua Fica Branca?

Não dá para deixar a língua 100% na sua coloração normal, até porque as bactérias estão sempre presentes na nossa boca, fora que vivemos comendo. O que podemos fazer para reduzir a intensidade das placas brancas é ter uma higiene bucal impecável.

Existem também casos de doenças que levam a língua ficar branca, são elas:

Candidíase Oral

Também conhecida como sapinho, ela é uma das causas mais frequentes (se tratando de doença) do surgimento de manchas brancas na língua, principalmente em idosos e bebês, por conta do crescimento excessivo de fungos. A doença pode se desenvolver também em adultos caso o mesmo não tenha uma higiene bucal adequada. Um clínico geral deve ser consultado para poder receitar um antifúngico se o caso for muito grave.

Líquen Plano

Ela é uma doença autoimune que provoca inflamação do revestimento da boca, assim gerando as manchas brancas desde a língua até o interior das bochechas, pequenas feridas semelhantes a aftas também podem surgir. Quem desenvolve essa doença pode sentir ardência na boca, além de sensibilidade excessiva para comidas quentes, picantes ou ácidas. Caso tenha algum desses sintomas, um clínico geral deve ser consultado.

Leucoplasia

Essa doença crônica provoca o surgimento de placas intensamente brancas no interior das bochechas, gengivas e dependendo do caso, também na superfície da língua. Esse tipo de placa não melhora com a escovação mesmo que tenha uma ótima higiene bucal. Não existe uma causa conhecida para esta doença, porém é mais frequente em fumantes e pode estar relacionada com os primeiros sinais de câncer na boca. Um clínico deve ser consultado caso as placas demorem mais de 2 semanas para desaparecer.

lingua zona curiosa 4

Sífilis

Como bem sabemos, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível que pode afetar a boca ao se fazer sexo oral desprotegido, porém os primeiros sintomas podem levar até 3 meses para surgir. Feridas na boca também podem surgir, assim caracterizando a primeira fase da doença. Sempre que houver suspeita da doença é recomendado que se procure um clínico o mais rápido possível.

O Que Fazer?

Como foi falado mais acima, a língua branca nem sempre está relacionada a algum tipo de doença, sendo assim é sempre bom ficar atento à escovação, se após 2 ou no máximo 3 semanas seguidas as manhas intensas não sumirem aí sim um médico deve ser procurado.

Leia Também: Chocolate faz bem para a saúde?
Leia Também: Conheça 5 órgãos que conseguimos viver sem

Vale lembrar que a escovação deve ser feita pelo menos 3 vezes ao dia e cada escovação deve durar mais ou menos 2 minutos. Além disso é recomendado que as escovas dentais sejam trocadas a cada 3 meses, isso também influencia na saúde bucal.

Sabia disso tudo? Não esquece esse post!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

os piratas realmente usavam ganchos nas maos

Os piratas realmente usavam ganchos nas mãos?

Papai Noel: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Bom Velhinho

Papai Noel: As 8 Melhores Curiosidades Sobre o Bom Velhinho