As comidas são fontes de vitaminas, proteínas e minerais que o corpo humano precisa para sobreviver, precisamos comer diariamente para conseguirmos força e energia para nossas atividades regulares como trabalhar, estudar e até mesmo praticar um lazer.
É muito comum que as pessoas se alimentem de forma desregrada, o que ocasiona em uma série de doenças fatais, incluindo a própria obesidade. Apesar de que uma dieta balanceada seria o ideal, a maioria das pessoas não dá atenção a isso e vai comendo por puro instinto.
Mas você sabia que existem comidas que podem te deixar muito mal, incluindo até a morte em seus efeitos colaterais? Acho melhor não correr o risco, não é mesmo? Então venha conhecer seis comidas comuns que podem até te matar — e que você deveria evitar.
Leia também: 10 curiosidades sobre os cachorros
6 comidas que podem ser fatais
1. Caju e sua castanha: A época do caju é entre agosto e janeiro, a fruta tem origem em nossas terras, temos ela em abundância e a consumimos bastante. Uma coisa que pouca gente sabe é que tanto a castanha quanto o próprio caju podem ser letais. Sim, a casca da castanha contém cerca de 70% de ácido anacárdico, que podem causar queimaduras e erupções na pele se manuseada de forma equivocada. Já o caju contém urushiol, um conjunto de óleos vegetais que também são encontrados em heras venenosas, seu consumo em excesso é fatal.
2. Cachorro-quente: Você sabia que o cachorro-quente é um dos principais causadores da asfixia? Sim, é verdade, no ano de 2010, os Estados Unidos revelaram por base em uma pesquisa que mais de 10 mil crianças deram entradas em hospitais engasgadas com a salsicha do alimento e mais de 70 delas morreram.
3. Tomates: Tanto o caule quanto as folhas do tomate possuem um composto tóxico chamado glicoalcalóide, ele surge na planta como modo de defesa contra insetos e outros organismos. Seu consumo em grande quantidade pode resultar em dores abdominais extremas e eventualmente até a morte. Então certifique-se de tirar as folhas e o caule, okay?
4. Atum: Pessoas com a saúde mais delicada — por assim dizer — como crianças e mulheres grávidas devem ficar longe do atum, principalmente se comido de forma crua. Esse peixe carnívoro possui uma alta quantidade de mercúrio. Ele pode causar pressão alta, dor e vários outros sintomas que podem resultar em um óbito.
5. Mandioca: A mandioca é um alimento que precisa ser muito bem preparado, acontece que na sua composição ela conta com cianeto de hidrogênio. O consumo de apenas duas raízes pode ocasionar em uma morte rápida.
6, Mel: O mel não pasteurizado possui uma toxina chamada alcalóide pirrolizidínico que é venenosa. Durante o processo de pasteurização, essa toxina é completamente eliminada. Sua ingestão pode causar dores, vômitos e tonturas, levando quem consumir para o hospital. Mais de uma colher de mel não pasteurizado pode ser letal para o ser humano.
Leia também: Cidade das Esmeraldas: Tudo sobre a cidade de ‘O Mágico de Oz’
É sempre bom ter uma noção do que vamos comer e dos benefícios que aquele alimento irá agregar em nossas vidas. Exatamente por isso temos que ter cuidado com as comidas que poderão nos fazer muito mal.
Sempre tenha cuidado com alimentos que você não conhece a origem. Caso fique na dúvida, dê uma pesquisa na internet, leia e procure saber como ele deve ser preparado ou os malefícios de um consumo impróprio. Garanto que esses poucos minutos de pesquisa podem fazer toda a diferença!