no

Como surgiu o post-it?

Os post-it se tornaram muito comuns no nosso cotidiano, mas você sabe de onde eles vinheram?

O post-it é um bloco de notas adesivas que podem ser facilmente removidas de superfícies, sua maior utilidade é a escrita de mensagens temporárias e que seja descartado após o cumprimento dessa função.

Por conta de sua praticidade de uso, ele virou um item de uso regular e sempre está interligado com a papelaria de escritórios, escolas e no setor literário. Com várias variações de cor e tamanho, em algum momento da sua vida você já entrou em contato com um post-it, mas você já parou para pensar em como eles surgiram?

POST IT 1

Qual é a origem do post-it?

No fim dos anos 60, o químico da empresa 3M Spencer Silver estava trabalhando no desenvolvimento de um adesivo que deveria ser super forte. Em vez disso, ele acidentalmente acabou criando um adesivo que oferecia baixa aderência e sensibilidade a pressão.

Mas só em 1974, quando Arthur Fry estava a procura de um marcador para seu hinário — Livro com coletâneas de hinos — que não deixasse resido na folha do verso que a ideia surgiu. Henry Courtney e Roger Merrill o ajudaram a produzir o protótipo colocando o adesivo em um pequeno pedaço de papel amarelado e o produto foi batizado de Press n’ Peel.

O resultado de vendas no início foi muito baixo, o que fez a empresa 3M considerar encerrar as produções do produto. Como uma última estratégia de marketing, amostras grátis foram oferecidas para as pessoas em Boise, Idaho. Esse experimento ficou conhecido como ‘Boise Blitz’ e deu muito certo, aumentando em quase 100% as vendas do post-it.

Nos anos 80 o produto começou a ser comercializado em todos os lugares dos Estados Unidos e posteriormente na Europa. Lançando atualizações até os dias atuais, em 2018 a 3M lançou uma versão aprova d’água e consequentemente mais durável do produto. ‘Post-It Extreme Notes’ se fixam em madeiras e outros materiais.

Arthur Fry ou apenas Art Fry como ficou conhecido, foi adicionado no National Inventors Hall of Fame (Hall da Fama para Inventores Nacionais) em 2010. Essa organização fundada em 1973 destaca os principais engenheiros e inventores dos Estados Unidos que possuíram alguma relevância na história.

Leia também: Amigo Imaginário: É saudável para as crianças?

Post-it

Usados em forma de arte

Como qualquer objeto pode virar uma obra de arte sendo colocado no conceito certo, com os post-it não seria diferente. Os itens viraram obras de arte e ganharam exibições até no Museu de Arte Moderna de Nova York no começo dos anos 2000.

Ainda nos anos 2000, durante o aniversário de 20 anos das notas adesivas, vários artistas criaram obras com o produto. Dentre elas, se destacou a de R.B Kitaj que entrou para o Guiness Book of World Records — o livro dos recordes — como a venda de post-it mais cara da história, sendo vendido por um valor US$ 926 dólares.

Em 2012, Ardan Özmenoğlu fez uma exposição na Bertrand Delacroix Gallery onde apresentou grandes trabalhos feitos em post-it. Além desses exemplos, a internet é repleta de artistas que elaboram trabalhos com post-it e acabam não possuindo tanto reconhecimento.

Leia também: Por que as seleções de futebol não têm patrocínios na camisa?

Na atualidade

Em meio a tantos softwares que foram surgindo, os post-its não ficaram para trás se atualizando e entrando para os meios digitais, a 3M lançou seu próprio aplicativo chamado ‘Stickers’ que está disponível para macOS e Windows.

Outros aplicativos funcionam de forma semelhante existindo apenas pequenas variações de um para o outro, o Microsoft OneNote, Evernote e ColorNote são alguns exemplos.

Você sabia que foi assim que o post-it foi criado? Não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

JENNA CAPA

Jenna Ortega: Outros trabalhos para conhecer a estrela de ‘Wandinha’

Severus Snape: As 10 Melhores Curiosidades do Personagem

Severus Snape: As 10 Melhores Curiosidades do Personagem