Com objetivo de entender melhor o que aconteceu com Erasmo Carlos, hoje iremos falar sobre a paniculite. Paniculite é um tipo de inflamação que ocorre na camada de tecido adiposo – gordura – que temos abaixo da pele. Visualmente, ela aparece como caroços sensíveis e avermelhados.
Podendo medir vários centimetros, esses caroços são bem fáceis de localizar e são comumente encontrados nas pernas, braços, nádegas, tronco ou rosto.
A paniculite pode ser causada por doenças já integrantes do sistema do paciênte como tuberculose, hepatite c, lúpus, doença de Crohn, linfoma, faringite e diversas outras.
Leia também: Quais são os benefícios do suco de uva integral para a saúde?
Sintomas da Paniculite
Além das protuberâncias, também chamadas de nódulos, é comum que a pessoa tenha febre, dores musculares, dores nas articulações e indisposição.
Diagnóstico
Para um diagnóstico preciso é importante realizar uma avaliação médica e talvez seja necessário realizar uma biópsia de pele. Essa é uma doença cujo especialista que deve ser consultado é um reumatologista.
É bastante desafiador fazer o diagnóstico dessa doença já que existem inúmeras doenças cujo histórico e registros podem acabar sendo consideradas antes da paniculite. Ela também se manifesta de uma forma diferente cada vez que é encontrada e devido a falta de estudos da doença, é desafiador saber o que realmente está acontecendo no corpo do paciente.
A lesão em si também torna o processo complexo pois o uso de punches é necessário para realizar a biópsia e isso fornece material limitado para uma análise mais precisa.
Tratamento
Infelizmente ainda não há um tratamento específico para a paniculite. Devido a ser uma inflamação, serão receitados anti-inflamatórios específicos e também imunossupressores.
A paniculite é uma doença pouco conhecida pois são pouquissimos os casos conhecidos dela e em geral aparece em pessoas da terceira idade. Ainda é necessária a realização de muitos estudos para que seja possível trazer maior qualidade de vida aos pacientes e também tratamentos mais eficazes.
O caso de Erasmo Carlos
Segundo divulgado, a causa da morte de Erasmo Carlos nessa terça-feira (22) foi uma paniculite complicada por sepse de origem cutânea.
A sepse é diagnosticada quando a inflamação já está se espalhando pelos orgãos internos do paciente, podendo levar desde a queda da pressão arterial até falência dos órgãos.
Infelizmente não foram divulgadas maiores informações sobre o cantor, mas se sabe que ele já estava internado há vinte dias e que ontem (21) foi necessário entuba-lo, deixando claro que o quadro estava se agravando cada vez mais.
Esta é uma postagem informativa, caso você tenha dúvidas sobre a paniculite procure seu médico de confiança para realizar um diagnóstico preciso.