Da próxima vez que você estiver segurando um pequenino pêssego felpudo em sua mão, não se esqueça de agradecer aos pelos que fazem cócegas em seus dedos por tornar essa fruta doce possível. Ao contrário do que muitos podem pensar, a penugem dos pêssegos não é apenas uma característica engraçada desses frutos, mas um mecanismo de defesa.
Neste artigo, você vai descobrir que os pelos dos pêssegos são os responsáveis por fazer com que essas frutas delicadas possam viajar do pomar à sua cesta de frutas sem grandes danos.
As razões pelas quais os pêssegos têm pelos
Primeiramente, o fato é que a penugem do pêssego protege a fruta de insetos e outras pragas. Como explica o Mashed, os pelinhos minúsculos são irritantes para alguns insetos. Sendo assim, quando cada centímetro de um pêssego está coberto de pelos, isso evita que insetos pousem na casca da fruta. Por sua vez, eles não podem botar seus ovos ou danificar a polpa doce da fruta.
Em segundo lugar, a penugem também ajuda a proteger a casca da fruta da podridão e da decomposição precoce, mantendo a umidade da fruta num estágio ideal. Ao contrário das maçãs, que têm cascas relativamente grossas e podem durar até um ano armazenadas, os pêssegos têm cascas finas. Desse modo, se não existissem os pelos, microrganismos teriam mais facilidade em penetrar nas peles dos pêssegos.
Embora eles não impeçam completamente a ação umidificante de chuvas torrenciais (ou até mesmo da água da sua pia), os pequenos pelos presentes nos pêssegos são bastante eficazes em manter o orvalho longe da pele do pêssego. Vale destacar que a água na pele pode ser um agente convidativo para bactérias, de modo que pode levar a fruta ao apodrecimento e à decomposição.
Por serem tão propensos a danos e deterioração, os pêssegos têm uma vida útil breve, mas gloriosa. Da colheita ao apodrecimento, os frutos duram cerca de duas semanas.
Alguns produtores buscam reduzir a quantidade de pelos nos pêssegos
Embora a penugem ajude a fruta a durar mais, a verdade é que nem todo mundo gosta de morder uma fruta e ficar com a boca cheia de pelos. Por conta disso, alguns produtores de frutas vêm removendo parte da penugem dos pêssegos durante o cultivo para torná-los mais atraentes para os compradores.
Se você prestar atenção, poderá perceber que a maioria dos pequenos produtores não processa seus frutos de forma alguma, então a penugem dos seus pêssegos tende a ser mais volumosa. Por outro lado, quando se trata dos pêssegos vendidos em grandes supermercados, é possível notar uma quantidade consideravelmente menor de pelinhos.
É interessante notar que isso não costuma afetar a vida útil de seus pêssegos, pois a penugem é para ajudar a fruta enquanto ela cresce, não depois, mas o manuseio adicional pode resultar em uma deterioração mais rápida, pois esse tipo de fruto costuma ser bastante delicado.
Nectarina: a versão alternativa
Se até mesmo um pouco de penugem no pêssego pode ser suficiente para desanimá-lo, você pode recorrer às nectarinas. A nectarina, para quem não conhece, é uma variação do pêssego que tem sabor semelhante ao da fruta clássica, mas possui uma pele super lisinha. De fato, a casca é tão lisa que a água desliza direto da fruta para o chão. É assim que esta fruta se protege dos danos causados pela água.
Leia Também: Por que há receitas que pedem ovos em temperatura ambiente?
Leia Também: Se o leite é branco, por que a manteiga é amarela?
Embora as nectarinas não possuam pelos, elas continuam a crescer porque a pele super lisa as protege da podridão e dos danos. Infelizmente, as nectarinas geralmente escurecem e apodrecem mais facilmente depois de coletadas, o que exige um consumo mais rápido.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉