no

Por que os ossos demoram para se decompor?

Os ossos demoram para se decompor porque são constituídos por uma matriz de fibras de colágeno que dificulta a ação de microrganismos.

Você já percebeu que os ossos de um modo geral costumam demorar muito tempo para se decompor, mais do que qualquer outro tecido ou órgão do corpo? Em condições úmidas, os ossos humanos podem se decompor em questão de uma década ou mais, mas em um clima seco, pode ser necessário milhares de anos para que isso ocorra! Sendo assim, a pergunta que fica é: por que será que eles são tão resistentes?

Continua após a publicidade..

Bem, acontece que esse assunto exige uma resposta mais complexa do que parece à primeira vista. Tal como acontece com a maioria dos principais questionamentos da vida, não há apenas uma resposta para esta pergunta em particular, já que alguns dos os ossos se decompõem em taxas variáveis.

O fascinante (e curioso) processo de decomposição

por que os ossos demoram para se decompor 1
Foto: Pixabay

Para início de conversa, é importante destacar que a decomposição é um fenômeno que ocorre com toda a matéria orgânica. Apesar de todo organismo se decompor de uma maneira diferente, o conceito básico é sempre o mesmo. Para reciclar a matéria orgânica, processos químicos dividem os organismos em formas mais “simples”, que por sua vez podem ser absorvidas e reutilizadas dentro do próprio bioma, abrangendo desde árvores e fungos a animais terrestres e aves.

Embora muitas pessoas acreditem que os ossos nunca se decompõem, a verdade é que, se você pensar com um pouco mais de atenção, logo perceberá que isso seria logicamente impossível. Depois de todas as centenas de milhões de anos de vida neste planeta (nos quais os humanos só estão por aí por uma fração mínima), se os ossos nunca se deteriorassem, nós poderíamos vê-los por toda parte!

Continua após a publicidade..

Felizmente, pelo menos nesse sentido, os ossos não são tão diferentes da nossa carne e do nosso sangue. Até podemos pensar neles como partes sólidas e firmes do nosso esqueleto que podem se romper como um pedaço de giz quando somos feridos gravemente, mas a verdade é que os ossos ainda são tecidos vivos, assim como nossos outros órgãos, contendo vasos sanguíneos e nervos.

A razão pela qual os ossos demoram para se decompor

por que os ossos demoram para se decompor 2
Foto: Pixabay

Como explica a Science Focus, os ossos são constituídos por uma matriz de fibras de colágeno, impregnada com fosfato de cálcio, o que cria uma matriz porosa forte, ao invés de uma estrutura sólida. Desse modo, os mesmos processos químicos, físicos e micro-orgânicos que quebram os outros tecidos do corpo também farão com que eles se decomponham.

Continua após a publicidade..

Se um corpo é exposto a um lugar propício ao desenvolvimento de bactérias e fungos, como locais úmidos, esses microrganismos serão capazes de invadir essa rede porosa ao procurar as proteínas do colágeno dentro das ossadas, promovendo a sua decomposição. Por outro lado, se um corpo é enterrado sob um clima quente e árido, fica muito mais difícil para as bactérias e fungos sobreviverem nessas condições, o que consequentemente dificulta a decomposição ao “modo tradicional”.

Ossos duros de roer

por que os ossos demoram para se decompor3
Foto: Coralie Mercier / Flickr

No ano de 2019, o crânio de um hominídeo que viveu há 3,8 milhões de anos foi descoberto na Etiópia. No entanto, os exemplos mais famosos de ossos antigos que permanecem relativamente intactos são provenientes do Antigo Egito, onde a famigerada prática de mumificação impediu que grande parte dos ossos pudessem se decompor em certos casos.

Todo o processo de mumificação desenvolvido pelos egípcios era bastante engenhoso e muito eficaz. Quando poderosos sais secantes, como o natrão, eram usados ​​para limpar o corpo de quaisquer líquidos restantes, isso impedia que bactérias e fungos pudessem iniciar de imediato o processo de decomposição.

Leia Também: Os vegetais perdem os nutrientes quando são cozidos?
Leia Também: Por que é tão difícil matar baratas?

Além disso, uma vez que a múmia era selada em linho e posteriormente colocada em um sarcófago, a falta de oxigênio e umidade no local entrava em cena para impedir a degradação dos tecidos ósseos.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Nutrientes dos vegetais

Os vegetais perdem os nutrientes quando são cozidos?

por que alguns tubaroes tem cabeca em forma de martelo

Por que alguns tubarões têm cabeça em forma de martelo?