Existe um ditado muito comum que diz que “basta uma maçã podre para estragar todas as outras em um cesto”. De fato, essa metáfora relativamente popular é comumente usada para dizer que uma única pessoa com más intenções tem a capacidade de prejudicar um grupo inteiro, ainda que estes membros sejam “saudáveis”.
Dito isto, será que, na prática, uma única maçã podre realmente tem o poder de estragar todas as maçãs saudáveis que estão ao seu redor? Pois bem, é isso o que iremos analisar neste artigo!
Uma maçã podre realmente pode estragar as outras ao redor
Embora possa parecer fantasiosa demais à primeira vista, a verdade é que essa metáfora tem toda a razão. De fato, basta uma maçã podre para contaminar todas as outras que estão ao seu redor.
De acordo com o Mental Floss, isso acontece porque, à medida que amadurecem, algumas frutas, como maçãs e peras, produzem um composto químico gasoso chamado “etileno”. Na prática, o etileno é, entre outras coisas, uma espécie de agente especial de amadurecimento.
Sendo assim, quando você armazena esses frutos juntos, o etileno passa a ser emitido em quantidades maiores, de modo que as frutas ao redor passam a amadurecer ainda mais depressa.
A curiosa relação entre o etileno e o apodrecimento de uma maçã
O problema de toda essa reação é que ela acaba dando origem a um ciclo vicioso. Dessa forma, quanto mais madura a maçã estiver, mais etileno ela produzirá, levando a uma concentração do gás suficiente para sobrepor toda a fruta. No caso de uma maçã que apodrece por ter passado do período de amadurecimento, sua emissão de etileno será ainda maior.
No fim das contas, é por isso que, dadas as condições certas e o período de tempo suficiente, uma maçã podre pode fazer com que todas as frutas ao redor amadureçam mais rápido do que o normal, o que eventualmente fará com que elas também possam apodrecer mais rapidamente.
Uma palavra final
Por último, vale destacar que uma simples maçã com mofo também tem a capacidade de contaminar outras frutas com as quais está armazenada, já que os fungos têm a característica comum de buscar fontes adicionais de alimento para se proliferar mais rapidamente.
Leia Também: Por que as lagostas são cozidas ainda vivas?
Leia Também: Como limpar a tela do notebook corretamente?
Ou seja, como a metáfora sugere, em ambos os casos é preciso apenas uma única maçã para iniciar uma reação em cadeia que, no fim das contas, acabará por estragar todo o resto do grupo. Fica aí o exemplo a ser levado para outras situações cotidianas!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉