Se você já observou com atenção lesmas e caracóis andando por aí, já deve ter notado que essas criaturas deixam um rastro brilhante para trás enquanto se movem lentamente. Mas, afinal de contas, por que esses animais produzem todo esse rastro brilhante e viscoso?
Neste artigo, você vai descobrir que o rastro deixado pelos caracóis é proveniente de um muco bastante importante para a locomoção e defesa desses animais.
Analisando o rastro brilhante dos caracóis
Em suma, o rastro dos caracóis é uma espécie de muco que é produzido através de uma glândula especial. Segundo a Universidade Stanford, os cientistas inicialmente pensavam que o único propósito dessa “gosma” seria permitir que lesmas e caracóis se movessem com muito mais facilidade, mas parece que há outras coisas que entram em cena.
Com o passar do tempo, pesquisadores descobriram que esse muco também pode servir como uma substância especial com propriedades e finalidades variadas, incluindo a própria hidratação dessas criaturas.
Embora essa gosma realmente os ajude a se mover de forma mais eficiente, os caracóis não precisam disso para sua locomoção. Na prática, eles possuem músculos na parte inferior de seus corpos que são capazes de gerar impulsos que os movimentam para a frente.
Um rastro de grande utilidade
Vale destacar que todo esse rastro é particularmente útil quando os caracóis escalam superfícies verticais ou até mesmo quando resolvem andar de cabeça para baixo. Nesses casos, as propriedades pegajosas do muco promovem uma melhor aderência às superfícies, fazendo com que os caracóis pareçam estar desafiando as leis da gravidade.
Curiosamente, os caracóis produzem essa gosma de forma constante, até mesmo quando não estão se movendo. Quando se movem, elas acabam deixando uma trilha que pode se apresentar na forma de um rastro prateado em várias superfícies.
Uma palavra final
Um fato interessante sobre o muco produzido pelos caracóis é que, quando esses animais não estão se movendo, esse líquido serve a outro propósito importante: proteção.
Além de ajudá-los a se mover, o muco ajuda a proteger a pele dos caracóis contra riscos ambientais, como objetos pontiagudos, bactérias e até mesmo os raios ultravioleta do Sol.
Leia Também: Por que os pica-paus não sofrem de dor de cabeça?
Leia Também: O que é um fiorde?
Durante os dias mais ensolarados e de clima mais hostil, os caracóis podem ficar enrolados em suas conchas e se prender no seu interior ao usar a sua própria gosma. Na prática, isso os ajuda a permanecer úmidos e confortáveis mesmo quando a temperatura sobe em estações climáticas mais secas.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉