no

12 curiosidades fascinantes sobre a Jordânia

Apesar de ser uma nação pequena, a Jordânia está repleta de locais históricos, cidades antigas e paisagens notáveis.

Apesar de ser uma nação pequena, a Jordânia está repleta de locais históricos, cidades antigas e paisagens notáveis. É também o lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Continua após a publicidade..

Quer aprender mais sobre esse país pouco falado? Então, aqui estão alguns dos fatos mais interessantes sobre a Jordânia:

1. A Jordânia é o lar do Mar Morto, que tem esse nome devido à ausência quase total de vida em suas águas por conta da grande concentração de sal. Curiosamente, a alta salinidade do Mar Morto (quase dez vezes mais alta que o oceano) permite até mesmo a flutuação de uma pessoa.

curiosidades fascinantes sobre a jordania 1
Foto: Pixabay

2. De 1921 a 1946, a Jordânia foi um “protetorado” da Grã-Bretanha chamado de Emirado da Transjordânia. Embora não fosse uma colônia como tal, ser um protetorado da Grã-Bretanha significava que o poder europeu poderia se intrometer nos assuntos da Jordânia o quanto quisesse, como apontar quem deveria ser rei.

Continua após a publicidade..

3. O Emirado da Transjordânia incluía partes da Síria e do atual Estado de Israel, incluindo Jerusalém. O país até hoje tem responsabilidade parcial pela proteção dos edifícios religiosos na Terra Santa.

4. Petra é o lugar mais famoso para viajar na Jordânia. Aliás, esse sítio arqueológico é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Esse local foi estabelecido como a capital dos árabes nabateus anteriormente nômades por volta do século IV a.C. É tão famoso que tem sido um local recorrente de filmagens para muitos filmes, incluindo os da franquia Indiana Jones.

Continua após a publicidade..
curiosidades fascinantes sobre a jordania 2
Foto: Rawpixel

5. Embora tenha uma quantidade surpreendente de espécies de plantas, a Jordânia não possui muitas áreas florestais. De fato, as florestas representam menos de 2% dos ecossistemas do país, o que está muito abaixo da média internacional de 15%. Uma das únicas regiões florestais da Jordânia fica nas montanhas do norte, lar de carvalhos e oliveiras selvagens.

6. Diferentemente de outros países do Oriente Médio, a Jordânia não tem muito petróleo. O que realmente há são algumas reservas de gás natural bastante modestas que são muito menos interessantes.

7. O prato nacional da Jordânia é o mansaf, um saboroso prato de cordeiro cozido com iogurte fermentado seco, servido com trigo ou arroz e coberto com pinhões. É servido em eventos importantes como casamentos, funerais e feriados.

curiosidades fascinantes sobre a jordania 3
Foto: Wikimedia Commons

8. Foi somente em 2016 que a Jordânia conquistou sua primeira medalha de ouro numa edição das Olimpíadas. O vencedor da medalha foi Ahmad Abu Ghaush, que ganhou o ouro na categoria até 67 quilos do Taekwondo.

9. Fundada em 7250 a.C., a capital da Jordânia, Amã, é na verdade uma das cidades mais antigas do mundo a ter sido continuamente habitada.

10. Normalmente, as flores nacionais são bastante comuns, mas a Jordânia escolheu a super rara íris negra (Iris nigricans) como símbolo. Trata-se de uma flor escura com três pétalas. Localmente, essa flor dá nome a muitos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos.

curiosidades fascinantes sobre a jordania 4
Foto: Kirill Ignatyev / Flickr

11. A Jordânia fica localizada em um ponto que une África, Europa e Ásia. É provavelmente por conta disso que tantos impérios, reinos, figuras bíblicas e governantes islâmicos sempre mantiveram os olhares voltados para a região.

Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Japão
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Itália

12. A Jordânia está localizada no Oriente Médio e faz fronteira com muitos países. Essa nação faz fronteira com a Síria ao norte, Iraque ao leste, Arábia Saudita ao sul e Palestina e Israel ao oeste. Além disso, também há uma fronteira marítima com a Península do Sinai, no Egito.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Tocando teclas do piano

Por que o piano tem 88 teclas?

Totens

O que são totens?