no

Por que o piano tem 88 teclas?

O número exato de teclas do piano está estritamente ligado a aspectos históricos e práticos desse instrumento musical.

Diferentemente dos xilofones, que podem ter até 40 teclas, ou da maioria dos instrumentos de sopro, que contam com um número limitado de chaves, os pianos possuem um número surpreendente de 88 teclas. Obviamente, cada tecla representa uma nota diferente, conferindo ao instrumento uma ampla variedade de sons, mas por que será que o piano tem um número de teclas tão minuciosamente definido?

Continua após a publicidade..

Ao longo desse artigo, você vai descobrir que o número exato de teclas do piano está estritamente ligado a aspectos históricos e práticos.

Quando o piano passou a ter 88 teclas?

por que o piano tem 88 teclas 1
Foto: Pixabay

De acordo com o Wonderopolis, o piano surgiu como uma modificação do cravo, um instrumento que tinha 60 teclas. Os primeiros pianos, portanto, também contavam com 60 teclas que, por sua vez, representavam cinco oitavas, já que há 12 notas em uma oitava.

À medida que mais pianos passaram a ser produzidos, os compositores começaram a escrever mais composições tendo esse instrumento como base. Consequentemente, não demorou muito para que suas composições os levassem para além das cinco oitavas disponíveis nos pianos da época.

Continua após a publicidade..

Com tudo isso em jogo, os compositores começaram a trabalhar juntamente com os fabricantes de piano para desenvolver novas versões com mais teclas. O objetivo era simples: escrever novas composições com um alcance de notas muito mais amplo.

No final da década de 1880, a Steinway & Sons, uma popular fabricante de pianos, desenvolveu o primeiro piano de 88 teclas. A partir disso, outros fabricantes decidiram seguir a ideia da Steinway & Sons e o piano de 88 teclas eventualmente se tornou o modelo padrão desde então.

Continua após a publicidade..

Tá, mas por que exatamente 88 teclas?

Teclas de um piano
Foto: Pixabay

Segundo a Classic FM, esse número veio a se tornar o ideal porque a maioria dos compositores simplesmente não escrevia composições que pudessem incluir notas além das 88 que poderiam ser tocadas nos pianos do padrão Steinway & Sons. Além disso, as notas mais agudas ou mais graves do que as 88 do piano não soam tão perceptíveis e agradáveis aos ouvidos humanos.

Em outras palavras, isso significa que os pianos até poderiam ter mais de 88 notas, mas eles ficariam mais pesados, mais caros e as notas adicionais produziriam sons que nem sequer fariam muita diferença para a maioria dos compositores. Portanto, o 88 se tornou o “número mágico” que uniu tanto os interesses dos compositores quanto as ideias das empresas fabricantes de pianos.

Uma palavra final

por que o piano tem 88 teclas 3
Foto: Pixabay

Como você pode ver, as 88 teclas de um piano padrão é algo já estabelecido no mercado, mas o fato é que ainda há algumas exceções. A própria Steinway & Sons estabeleceu um recorde mundial em 2018 quando criou um piano de nove oitavas, totalizando 108 teclas.

Leia Também: Por que os castelos medievais tinham fossos?
Leia Também: Por que os elefantes têm orelhas grandes?

A fabricante austríaca Bösendorfer, por sua vez, vende pianos de 97 teclas, cujas nove teclas extras são coloridas de preto para que o pianista possa distingui-las do padrão 88. Na prática, essas teclas são raramente usadas, mas as cordas acionadas pelas teclas extras adicionam ressonância harmônica que pode contribuir para o som rico e geral do instrumento.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

O que as formigas comem

O que as formigas comem?

Jordânia

12 curiosidades fascinantes sobre a Jordânia