De certo modo, podemos descrever os vulcões como enormes válvulas que liberam a pressão das profundezas da Terra. No interior do nosso planeta, as temperaturas são quentes o suficiente para derreter rochas, sendo que estas rochas derretidas se transformam no que chamamos de “magma”. Quando o magma se liquefaz, ele começa a sair em direção à superfície da Terra, passando então a ser chamado de “lava”.
Como você já deve saber muito bem, a lava dos vulcões é notoriamente quente, mas você saberia dizer o quão quente ela é? Pois bem, é isso o que vamos explorar ao longo deste post!
A temperatura média da lava dos vulcões
De acordo com o Universe Today, em média, a temperatura da lava fresca pode variar entre os 700°C e os 1200°C. Curiosamente, a depender da sua temperatura exata, a lava fresca pode apresentar uma tonalidade mais alaranjada (quando está mais fria) ou mais branca (quando está mais quente).
Embora a lava possa ser expelida no ar através de uma erupção vulcânica, ela pode ser encontrada mais facilmente fluindo através de rachaduras e fissuras vulcânicas.
Também vale mencionar que a lava é composta principalmente de silício e oxigênio, mas como viaja um longo percurso antes de esfriar totalmente, ela acaba se misturando com outros elementos, como ferro, magnésio, potássio e cálcio. Eventualmente, a lava esfria e retorna ao estado de rocha sólida novamente.
Avanço da lava não é tão rápido como muitos imaginam
É importante deixar claro que, embora os filmes de Hollywood possam deixar muita gente preocupada com o suposto poder mortal do avanço da lava, ela geralmente se move devagar o suficiente para dar às pessoas tempo de sobra para sair do seu caminho.
De fato, segundo o British Geological Survey, órgão que visa promover o conhecimento geocientífico da massa terrestre do Reino Unido, é muito raro alguém morrer como resultado direto de um fluxo de lava. Na maioria dos casos, um evento do ripo é mais prejudicial à terra e às propriedade em seu caminho do que aos seres humanos propriamente ditos.
Os fluxos de lava em vulcões ativos podem se mover vários metros por minuto quando estão quentes, mas à medida que a lava esfria, ela diminui a sua taxa de expansão para apenas alguns metros por dia.
Uma palavra final
Embora mortes relacionadas à lava dos vulcões sejam raras, é muito importante mapear os locais com atividade vulcânica constante. Por conta da grande quantidade de vulcões na região, geólogos no Havaí, por exemplo, vigiam de perto os fluxos de lava ativos.
Leia Também: Por que o chiclete é grudento?
Leia Também: Por que as obras de arte são tão caras?
Para obter os melhores resultados possíveis, os profissionais utilizam receptores portáteis de GPS capazes de mapear os fluxos de lava com a maior precisão possível. Sendo assim, os geólogos podem monitorar os fluxos de lava que podem estar avançando em direção às áreas onde as pessoas vivem.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉