no

Por que temos sobrancelhas?

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro dos principais fatores que ajudam a explicar por que temos sobrancelhas.

As sobrancelhas se apresentam em uma variedade de formas, tamanhos e cores. Em termos estéticos, podemos até dizer que elas ajudam a tornar nossos rostos únicos, mas a verdade é que há muito mais nas sobrancelhas do que uma simples questão de aparência.

Continua após a publicidade..

Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro dos principais fatores que ajudam a explicar por que temos sobrancelhas.

Sobrancelhas ajudam a proteger nossos olhos

Sobrancelhas
Foto: Pixabay

Se você correr ou praticar qualquer outro exercício físico em um dia quente, poderá notar um pouco de suor na testa. A boa notícia é que a forma dos ossos e da pele ao redor das sobrancelhas ajuda a direcionar o suor para o lado do rosto, o que impede que o suor corra diretamente para os nossos olhos.

De acordo com o Healthline, o próprio alinhamento dos pelos das sobrancelhas e a direção em que eles crescem também ajudam a proteger os olhos do suor, da sujeira e da poeira do dia a dia. De fato, quando a poeira cai em nossas sobrancelhas, muitas vezes piscamos automaticamente para nos livrar de toda essa sujeira.

Continua após a publicidade..

Além disso, as sobrancelhas também protegem nossos olhos de luzes intensamente brilhantes. Na prática, os pelos das sobrancelhas conseguem reduzir pelo menos um pouco da luz solar que entra em nossos olhos.

Sobrancelhas nos ajudam a expressar emoções e reconhecer uns aos outros

por que temos sobrancelhas 2
Foto: Pixabay

Como se toda a questão envolvendo a proteção dos olhos não fosse suficiente, as sobrancelhas também são uma parte importante da expressão e comunicação humana. Neste sentido, apenas uma sobrancelha levantada pode expressar ceticismo, enquanto que das sobrancelhas levantadas podem expressar surpresa.

Continua após a publicidade..

Além da aparência e das emoções, as sobrancelhas também são muito importantes para o reconhecimento facial. Em um estudo de 2003, os cientistas pediram a um grupo de pessoas para identificar os rostos de cinquenta pessoas famosas, como o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon e a atriz Winona Ryder. Na ocasião, os cientistas manipularam as fotos para que as pessoas retratadas não apresentassem olhos ou sobrancelhas.

No decorrer do estudo, foi constatado que os participantes ainda conseguiam identificar os rostos dos famosos em 60% das vezes quando não tinham olhos, mas quando os rostos não tinham sobrancelhas, as pessoas conseguiam identificá-los em apenas 46% das vezes.

Surpresos, os cientistas sugeriram que isso indica que as sobrancelhas são tão importantes quanto (ou talvez até mais importantes que) os olhos para nos permitir o reconhecimento de rostos.

Elas também tem uma certa ligação com a beleza

por que temos sobrancelhas 3
Foto: Reprodução

Desde os tempos dos antigos egípcios, as pessoas têm associado as sobrancelhas à beleza. Homens e mulheres costumavam pintar sobrancelhas escuras e arqueadas com um pó preto para mostrar respeito aos deuses egípcios. Além disso, as sobrancelhas também eram vistas como capazes de conferir às pessoas certos poderes sobrenaturais!

Ainda hoje, as pessoas ajustam a aparência de suas sobrancelhas. Algumas podem remover os pelos com pinça ou cera, enquanto outras podem até pintá-las ou até mesmo tatuá-las.

Leia Também: Por que as pessoas encolhem quando envelhecem?
Leia Também: Por que alguns fones de ouvido têm o volume tão baixo?

Então, da próxima vez que você se olhar no espelho, dê uma olhada com atenção em suas sobrancelhas. Elas dizem aos outros como você está se sentindo e ajudam a proteger seus olhos, sem falar que também desempenham um papel importante na sua aparência e em quem você é!

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Google Play Store

Por que alguns aplicativos são removidos da Google Play Store?

Chipre

12 curiosidades incríveis sobre o Chipre