Você já buscou um aplicativo na Google Play Store que você poderia jurar que já esteve lá, mas que de repente não estava em lugar nenhum? Não se preocupe, você não está ficando louco! Na verdade, os aplicativos Android podem ser removidos da loja por vários motivos.
Na maioria dos casos, o próprio desenvolvedor pode desativar o aplicativo ou o Google pode removê-lo por acreditar que o app violou alguma de suas políticas. Neste artigo, abordaremos os principais motivos pelos quais alguns aplicativos Android acabam sendo removidos da Google Play Store.
Aplicativos podem ser removidos da Google Play Store por violação das políticas das plataformas
Se você pesquisar na Google Play Store por uma marca popular como “Mario”, você ficará surpreso com a quantidade de aplicativos disponibilizados que não são da Nintendo. Portanto, é provável que muitos desses aplicativos infrinjam uma marca registrada, direitos autorais ou outro direito intelectual, o que vai contra as regras da Google Play Store.
Embora esses aplicativos sejam muitas vezes inofensivos para o usuário, sendo projetados apenas para capitalizar o reconhecimento da marca, as empresas precisam proteger seus direitos autorais e é por isso que alguns aplicativos são removidos da Google Play Store.
Embora o Google devesse impedir o lançamento desses aplicativos já durante o processo de análise, alguns escapam dos olhares iniciais. Por isso, o Google recomenda que os detentores dos direitos entrem em contato com o desenvolvedor primeiro para tentar resolver o problema. Se isso não funcionar, a empresa oferece um formulário de reclamação de marca registrada.
Além da questão de direitos autorais, alguns aplicativos promovem um verdadeiro abuso de permissões do Android, o que também pode provocar a sua remoção da plataforma. Obviamente, todos os aplicativos em seu smartphone precisam de alguma permissão para ser executados, mas alguns apps exigem mais permissão do que o necessário e não são tão claros quanto às motivações por trás disso.
Muitos desses aplicativos de origens duvidosas foram projetados para coletar dados, gravar áudios, iniciar chamadas telefônicas e realizar outras tarefas invasivas que você não esperaria de um aplicativo. Como tal, o Google constantemente remove centenas de milhares de aplicativos que abusam das permissões do Android, pois também se trata de uma violação de suas políticas.
Alguns aplicativos são removidos por regulamentações governamentais
Em alguns casos, os governos de vários países podem se envolver e forçar um desenvolvedor ou o próprio Google a retirar um aplicativo da Play Store. No entanto, isso varia de país para país, de modo que o governo de uma única nação não pode derrubar um aplicativo em todo o mundo, por exemplo.
Exemplos práticos quanto a isso incluem a Áustria banindo aplicativos por violar suas leis de jogos de azar, a China por suas leis de anti-pornografia e o Kuwait por suas leis de privacidade. Na maioria dessas situações, é improvável que o desenvolvedor possa contestar o caso de qualquer maneira, então geralmente é mais simples aderir à solicitação e remover o aplicativo.
Se você viaja regularmente por vários países, isso significa que você pode ver aplicativos diferentes dependendo de onde estiver, mas isso não ocorre apenas por causa das regulamentações governamentais. Alguns aplicativos não estão disponíveis em todo o mundo por vários motivos, incluindo questão de direitos de exibição, como o serviço de streaming Hulu, que atende apenas os EUA. Neste caso, não faz sentido oferecer o aplicativo na loja do Brasil, por exemplo.
Às vezes, alguns apps simplesmente não são compatíveis com seu dispositivo
Por último, lembre-se que há uma diferença entre aplicativos que foram removidos da loja e aplicativos incompatíveis com seu dispositivo. Neste último, você pode não conseguir instalar alguns aplicativos porque seu dispositivo não é poderoso o suficiente, porque você está executando uma versão mais antiga do Android ou até mesmo porque não tem espaço de armazenamento suficiente.
Além disso, tenha em mente que, às vezes, um aplicativo desaparece da Play Store simplesmente porque o próprio desenvolvedor o desativou. Isso pode ocorrer porque o desenvolvedor não tem tempo ou vontade de manter o aplicativo atualizado ou simplesmente porque ele lançou uma nova versão e removeu o app original para evitar algum tipo de confusão.
Leia Também: Por que alguns fones de ouvido têm o volume tão baixo?
Leia Também: Por que as pessoas encolhem quando envelhecem?
Independente de tudo isso, lembre-se de instalar somente aplicativos de desenvolvedores confiáveis e que não abusam das suas permissões do Android. A segurança do seu smartphone agradece!
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉