Imagine a seguinte situação: você finalmente comprou aquele par de fones de ouvido que estava de olho após meses de pesquisa. No momento em que eles chegam, você conecta os fones ao seu smartphone e abre o Spotify esperando ser surpreendido positivamente, mas para seu desgosto, eles soam abaixo do esperado. Mas por quê? Qual a explicação para o fato de que alguns fones de ouvido têm um volume tão baixo?
Bem, de um modo geral, a razão pela qual isso acontece está relacionada a uma especificação comumente negligenciada chamada impedância. Ao longo deste artigo, você vai descobrir o que é isso, por que é importante e como você pode fazer seus fones de ouvido apresentarem um som mais alto.
O que é a impedância em fones de ouvido?
A impedância raramente é considerada ao comprar um par de fones de ouvido, especialmente se você não for um audiófilo (amante do som). No entanto, a verdade é que ela é um dos fatores mais cruciais que determinam a qualidade do som que você ouve.
Tecnicamente, a impedância (também chamada de resistência) é uma força que se opõe ao fluxo de eletricidade através dos circuitos dos fones de ouvido. Dito isto, quanto mais alta é a impedância (medida em Ohms), maior a potência exigida para fazer o mecanismo funcionar corretamente, o que pode resultar em um volume mais baixo ao usar fones de alta impedância em fontes menos potentes.
Normalmente, fones de ouvido de última geração tendem a ter maior impedância e som melhor, mas a impedância por si só não define o desempenho. Existem vários fatores em jogo, como o tipo de drivers usados, a assinatura sonora dos fones de ouvido, sua sensibilidade, etc.
A maioria dos fones de ouvido “comuns” tem uma impedância que varia de 20 a 50 ohms. Esse intervalo é conveniente para usar os fones através de um smartphone, laptop, iPod ou praticamente qualquer fonte de áudio simples que não requer nenhum equipamento adicional. No entanto, quando se trata de fones de ouvido mais sofisticados, as coisas começam a soar um pouco fora do ritmo, pois a maioria deles possui uma classificação de impedância entre 100-600 ohms (ou até mais).
Na prática, isso significa que esses fones de ouvido exigirão equipamentos especiais projetados para fornecer mais energia do que um smartphone ou laptop pode fornecer. Sendo assim, quanto maior a classificação de impedância, mais energia seus fones de ouvido precisam para funcionar corretamente.
Por que fones de ouvido caros costumam apresentar maior impedância?
De um modo geral, a impedância depende da espessura da bobina de cobre dos drivers do fone de ouvido. Em outras palavras, quanto mais fina a bobina, maior a impedância. Dito isto, o fato é que os fones de ouvido de última geração abrigam drivers com bobinas muito finas, tornando-os mais leves.
Uma bobina de cobre mais leve permite um movimento mais rápido de acordo com os sinais de áudio, de modo que o áudio produzido acaba sendo muito mais claro e preciso. Ela também oferece um áudio menos distorcido e um palco sonoro espaçoso. É por isso que os fones de ouvido mais caros geralmente são usados por profissionais de áudio ao lado de equipamentos sofisticados.
Além disso, o alto requisito de energia dos fones de ouvido de alta impedância também os protege contra danos de possíveis sobrecargas, o que é muito importante no ambiente profissional.
Tem como resolver problemas com a impedância?
Para consertar seus fones de ouvido com volume notoriamente baixo, você precisa garantir que o sistema de áudio que você está usando possa produzir tensão suficiente. Sem um sistema de áudio compatível, seus fones de ouvido terão um áudio baixo e você não poderá ouvir um som minimamente agradável.
Por outro lado, usar fones de ouvido de baixa impedância por meio de uma fonte de alta potência é igualmente não recomendável, pois aquecerá os drivers e produzirá um ruído estridente desagradável. Você pode até acabar danificando permanentemente as unidades de driver em seus fones de ouvido.
Sendo assim, você pode experimentar obter um amplificador externo (ou AMP) para aumentar os sinais de áudio para fazer com que seus fones de ouvido soem mais altos. Um amplificador é projetado exatamente para amplificar sua saída de potência atual para aquela que é suficiente para executar adequadamente seus fones de ouvido.
Leia Também: Por que alguns cogumelos são venenosos?
Leia Também: O que são os probióticos e por que eles são importantes?
Por fim, tenha em mente que mesmo que os fones de ouvido de alta impedância muitas vezes precisem de equipamentos extras, a qualidade do som que eles oferecem compensa o esforço. Sendo assim, se você é um audiófilo naturalmente purista e sofisticado, a dupla envolvendo fones de ouvido de alta impedância e um amplificador elevará sua experiência de audição ao máximo.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉