A Bélgica é um lindo país da Europa Ocidental que fica entre a Holanda, França e Alemanha. Infelizmente, devido aos seus vizinhos incrivelmente famosos, essa nação é muitas vezes deixada de lado por muita gente que visita a Europa, mesmo oferecendo um tesouro de atrações interessantes.
Ao longo deste artigo, você vai conhecer uma lista de fatos divertidos, estranhos e muito interessantes sobre a Bélgica.
1. Dependendo da região do país, os belgas podem falar francês, alemão ou holandês (que é conhecido como flamengo por lá). Isso ocorre porque não existe uma “língua belga” propriamente dita. Curiosamente, muitas pessoas que vivem nas regiões onde se fala flamengo também têm um ótimo nível de inglês.
2. Existem algumas incertezas sobre o número exato de diferentes cervejas belgas, mas de acordo com a maioria das fontes, há pelo menos 1.000 cervejas originais produzidas na Bélgica. Ou seja, se você pudesse beber uma cerveja belga diferente todos os dias, levaria quase quatro anos para experimentar todas.
3. Antuérpia, a segunda maior cidade da Bélgica, é amplamente considerada a capital mundial dos diamantes. Mais da metade dos diamantes vendidos em todo o mundo passam por esta cidade cintilante. Antuérpia é a cidade mais populosa da Região flamenga e seu porto é o segundo maior da Europa.
4. A Bélgica é conhecida mundialmente pela excelente qualidade de seu chocolate. De fato, estima-se que cerca de 725.000 toneladas de chocolate são produzidas a cada ano em território belga, de modo que o país é responsável por cerca de 11% da produção mundial do alimento!
5. Os belgas pagam uma das taxas de impostos mais altas da Europa, o que equivale a cerca de 57,8% para os que ganham mais. Quem diz isso é o relatório CGI, que classificou a taxa de impostos da Bélgica como a quarta mais alta na Europa, ficando atrás somente da França, Itália e Espanha.
6. Os belgas dizem que inventaram as batatas fritas, embora haja uma certa controvérsia por trás disso que também envolve França e Espanha. Estima-se que 52% da população belga come batata todos os dias da semana, o que não é uma grande surpresa, visto que esse país europeu tem museus dedicados à iguaria, geralmente servida em cones de papel.
7. Por falar em invenção, você sabia que o saxofone foi inventado por um belga chamado Adolphe Sax? Ele nasceu na pequena cidade de Dinant e, se você visitar a sua terra natal, poderá ver saxofones espalhados por toda parte, até mesmo em chafarizes.
8. Assim como o Reino Unido, a Bélgica também é tecnicamente um reino devido ao fato de ter uma família real. O chefe da monarquia pode ser tanto um rei quanto uma rainha, sendo que houve sete reis desde que a Bélgica se tornou independente em 1830. Ainda assim, quem realmente “manda” no país é o primeiro-ministro, que desempenha o papel de chefe de governo da nação.
9. Pouca gente sabe, mas a Bélgica tem mais artistas de quadrinhos por quilômetro quadrado do que em qualquer lugar do mundo! Para se ter uma ideia, esse país é o berço de séries famosas como “Os Smurfs” (Pierre Culliford) e “As Aventuras de Tintin” (Hergé), sendo que esta última foi traduzida para mais de 100 línguas.
10. O Tomorrowland é o maior e mais famoso festival de música do mundo. Esse evento acontece na cidade de Boom, perto de Antuérpia. No entanto, Tomorrowland é apenas um dos muitos festivais realizados em solo belga; alguns outros festivais populares incluem o Rock Werchter, Pukkelpop e Couleur Café.
11. Um dado muito pouco conhecido, mas bem interessante, é que a Bélgica é o maior exportador mundial de bolas de bilhar. Estima-se que quase 80% das bolas de bilhar produzidas no mundo são feitas por lá. A Saluc AC, fundada em 1923, tem sua própria fábrica de produtos químicos para fazer a resina fenólica, que é o material que dá às bolas seu característico acabamento de alto brilho e duro como uma rocha.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o Bahrein
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre Barbados
12. A Bélgica tem o maior número de castelos por metro quadrado do mundo, sendo que algumas regiões contam com até dois castelos por vila! Existem mais de 3.000 castelos neste país, mas apenas 10% deles estão abertos ao público.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉