A Áustria é um país repleto de lagos alpinos, montanhas impressionantes, cidades modernas e históricas, vilas charmosas, ar puro e locais para a prática de esportes de aventura. Além disso, é uma nação que tem muita história e fatos interessantes para mostrar.
Esteja você querendo viajar para a Áustria ou apenas se interessando pela cultura austríaca, compilamos aqui alguns fatos bastante curiosos sobre esse país para aprimorar o seu conhecimento.
1. Se você andar pela Áustria, provavelmente encontrará as icônicas listras vermelhas e branca da bandeira nacional do país. Curiosamente, embora a data real permaneça contestada, acredita-se que a bandeira remonta ao século XII, o que a coloca como uma das mais antigas do mundo. Segundo a lenda, o vermelho simboliza o sangue derramado pelo duque Leopoldo V no Cerco de Acre, um dos confrontos do período das Cruzadas.
2. O nome da Áustria em sua língua oficial é “Österreich”, que significa “Reino oriental” ou “Império Oriental” em alemão. A grandiosa capital do país, Viena, é a antiga sede da poderosa Monarquia de Habsburgo. Outrora uma das potências imperiais mais importantes da Europa, os Habsburgos governaram a Áustria de 1276 até o final da Primeira Guerra Mundial.
3. Após o colapso do Império Habsburgo em 1919, a República Austríaca foi formada. No entanto, isso não durou muito, pois a Áustria foi anexada à Alemanha nazista no início de 1938, forçando grande parte da população judaica local a fugir de casa. Imediatamente após a vitória dos Aliados em 1945, a Áustria foi dividida em quatro zonas de ocupação que permaneceram como tal até 1955, quando a nação conquistou sua independência.
4. Uma das lembranças mais impressionantes do poderoso império pode ser encontrada no Palácio de Schönbrunn, nos arredores de Viena. Esta antiga residência de verão dos Habsburgos tem impressionantes 1.441 quartos. Felizmente, você não precisa ser um Habsburgo para explorar a elegância do palácio e seus jardins, pois Schönbrunn é agora uma atração turística muito popular.
5. Nenhuma festa austríaca está completa sem um ou dois copos de Schnapps. Popular em todos os países alpinos da Europa, essa bebida alcoólica é um conhaque de frutas frescas. Se você estiver brindando na Áustria, lembre-se de fazer contato visual ao dizer “Prost”, já que os austríacos dizem que dá azar se você não fizer isso.
6. Um dos principais centros culturais da Europa ao longo dos séculos, a Áustria também é a terra de grandes compositores. Franz Schubert, Joseph Haydn, Gustav Mahler e muitos outros chamaram o país de sua casa ao longo dos anos. Os visitantes podem desfrutar do trabalho desses ícones nas muitas salas de concertos de Viena.
7. De todos os grandes compositores austríacos, o mais famoso é Wolfgang Amadeus Mozart. Nascido em Salzburgo em 1756, o prolífico e influente compositor austríaco passou muitos anos viajando pela Europa, entretendo a realeza e a aristocracia do continente. Mozart compôs mais de 600 obras ao longo de sua vida e sua casa de infância é um dos museus mais populares da Áustria.
8. Embora tenha nascido no que hoje é a República Tcheca, foi somente depois de chegar a Viena que Sigmund Freud começou sua exploração da mente humana. O “pai da psicanálise moderna” viveu e trabalhou na cidade por muitos anos na virada do século XX, tornando-se famoso por seu trabalho pioneiro no campo da psicoterapia.
9. No vasto terreno do Palácio de Schönbrunn fica o Tiergarten Schönbrunn, o zoológico mais antigo do mundo. Estabelecido como um zoológico imperial em 1752, o local ainda recebe turistas de todo o mundo. Existem mais de 700 espécies no zoológico, mas os residentes mais populares são, sem dúvida, os pandas-gigantes.
10. Embora as partes do norte da Áustria sejam bastante planas, o território restante é bastante montanhoso. Com todas essas montanhas, é seguro dizer que a Áustria é um paraíso para aqueles que amam a natureza, de modo que quando chega o inverno, tanto os habitantes locais quanto os visitantes vão para as encostas.
11. Os leitores ávidos de Viena irão, sem dúvida, querer visitar a Biblioteca Nacional Austríaca, uma das maiores do mundo. A biblioteca contém mais de 12 milhões de itens que datam desde o século XIV. A biblioteca está alojada no impressionante Hofburg, o antigo palácio dos Habsburgos no centro de Viena.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Austrália
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre a Armênia
12. Há vários lugares charmosos para se viver na Áustria, muitos deles aninhados em uma rica paisagem natural. Muitos expatriados fazem da capital sua nova casa, e é fácil entender por quê; na prática, Viena costuma ser classificada entre as melhores cidades do mundo em qualidade de vida.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉