no ,

Que tipo de peixe é a Dory de ‘Procurando Nemo’?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir qual espécie serviu de inspiração para a criação da adorável Dory.

Dory de Procurando Nemo
Foto: Divulgação / Pixar

Dory é a deuteragonista do filme de animação ‘Procurando Nemo’ (2003) e a protagonista titular de sua sequência de 2016. O fato de ser um peixe que sofre de perda de memória de curto prazo fez com que essa personagem caísse facilmente nas graças do público. No entanto, você sabe que tipo de peixe é a Dory?

Ao longo deste artigo, você vai descobrir qual espécie serviu de inspiração para a criação da adorável Dory.

Que tipo de peixe é a Dory?

A contraparte da vida real de Dory é o cirurgião-patela (Paracanthurus hepatus). No entanto, é importante destacar que sua coloração pode ser um pouco enganosa em alguns casos, uma vez que esse peixe nem sempre é azul. À noite, quando não há luz natural para refletir em sua pigmentação, ele pode aparecer branco com toques violáceos. Quando jovem, o cirurgião-patela é principalmente amarelo.

Foto: Wikimedia Commons

De acordo com a National Geographic, esses peixes vivem perto dos recifes de coral, onde há muitas algas (sua principal fonte de alimento) para que eles possam mordiscar. Curiosamente, isso é bom para os recifes de coral também, uma vez que o acúmulo de algas tem sido associado a uma diminuição na saúde dos recifes, podendo até mesmo perturbar a cadeia alimentar.

Se você espera encontrar um cirurgião-patela na natureza, você deve ir para um recife de coral no Oceano Pacífico ou Índico. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, esses peixes costumam ser encontrados perto da Austrália, Índia, Tailândia, Japão, Guam, Samoa Americana, Quênia, África do Sul e uma série de outros territórios.

Foto: Pixabay

É possível criar um cirurgião-patela em aquário?

Como muitos peixes tropicais, o cirurgião-patela nunca foi criado com sucesso em aquários comerciais (embora pesquisadores da Universidade da Flórida possam ter descoberto uma maneira de mudar isso). Em vez disso, os pescadores os capturam com cianeto (esguichando diretamente nos peixes ou bombeando na água) esperando que a substância atordoe os animais leve alguns deles à superfície para facilitar a captura.

Obviamente, adicionar uma substância tóxica em um ambiente marinho não é o que os conservacionistas considerariam uma jogada inteligente. Além de poluir águas, isso pode danificar recifes e matar peixes, afinal, a falência de órgãos não é incomum entre criaturas marinhas expostas ao cianeto. Alguns estimam que metade dos seres vivos que entram em contato com esse cianeto morrerão imediatamente.

Ou seja, imaginar que tipo de peixe é a Dory é uma questão mais profunda do que apenas descobrir sua espécie. Uma Dory da vida real pode ser atordoada com cianeto, ser agressiva com outros peixes e pode chegar a ter quase trinta centímetros de comprimento, muito longe do personagem diminuto e adorável dos filmes. Além disso, a demanda por esse tipo de peixe também pode levar a problemas populacionais.

Foto: Divulgação / Pixar

E quanto aos outros peixes de ‘Procurando Nemo’?

Se você está se perguntando sobre as outras espécies da franquia da Pixar por pura curiosidade, aqui estão alguns detalhes adicionais que você pode apreciar. Gill é um ídolo-mouro (Zanclus cornutus), outro morador de recifes de coral. Já o Bolha é um cirurgião-amarelo (Zebrasoma flavescens), da mesma família (Acanthuridae) que Dory.

Leia Também: Por que os Estados Unidos são atingidos por tantos tornados?
Leia Também: Qual a diferença entre JPEG e JPG?

Por sua vez, Deb é considerada um peixe-donzela-de-quatro-listras (Dascyllus melanurus), embora as faixas verdadeiras sejam geralmente pretas e brancas em vez de azuis e brancas. Nemo e seu pai, Marlin, são, obviamente, os famosos peixes-palhaço.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Aviões com três motores

Por que não são mais produzidos aviões com três motores?

Paisagem na Áustria

12 curiosidades incríveis sobre a Áustria