Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol. Embora seja comumente visto como um lugar empoeirado, frio, desértico e com uma atmosfera muito tênue, ele também é um planeta dinâmico com estações, calotas polares, cânions, vulcões extintos e evidências de que era ainda mais ativo no passado.
Ao longo deste artigo, você vai ficar por dentro de alguns fatos curiosos que ajudam a explicar como Marte se tornou um dos corpos mais explorados em nosso Sistema Solar.
1. A cor vermelha de Marte se deve ao óxido de ferro, popularmente conhecido como ferrugem, e tem a consistência de pó de talco. Ou seja, literalmente, as rochas metálicas de Marte estão enferrujando.
2. Nenhum ser humano poderia sobreviver naturalmente à baixa pressão de Marte. Se você fosse para o Planeta Vermelho sem um traje espacial apropriado, o oxigênio em seu sangue literalmente se transformaria em bolhas, causando morte imediata.
3. De acordo com o Business Insider, outros fatores ambientais tornam Marte inóspito para os humanos sem proteção. Qualquer humano em solo marciano teria que lidar com a falta de oxigênio (apenas 0,1% em comparação com os 20% da Terra), as temperaturas superficiais muito frias, a poeira irritante e a intensa radiação UV.
4. Marte tem um enorme cânion chamado Valles Marineris que apresenta uma extensão impressionante de mais de 3.000 km de extensão, 600 km de largura e até 8 km de profundidade. Acredita-se que este cânion gigantesco tenha sido formado pela “rachadura” tectônica da crosta marciana. Curiosamente, ela é a fenda mais longa conhecida no Sistema Solar.
5. Marte carece de uma camada de ozônio; portanto, a superfície do planeta é banhada por uma dose letal de radiação toda vez que o sol nasce.
6. Apenas um terço das espaçonaves enviadas a Marte tiveram sucesso, levando alguns cientistas a se perguntarem se existe um “triângulo das Bermudas marciano” que gosta de “devorar” sondas espaciais.
7. O ambiente terrestre que mais se assemelha às condições atuais de Marte é o dos desertos da Antártica. No entanto, mesmo os ambientes mais hostis da Terra são muito mais adequados para a vida do que a superfície de Marte.
8. Marte tem dois pequenos satélites conhecidos, Fobos e Deimos, os quais acredita-se que são asteroides capturados. Ambos os satélites foram descobertos em 1877 por Asaph Hall, e receberam esses nomes em homenagem às figuras mitológicas Fobos (medo/fobia) e Deimos (terror/pavor).
9. Marte tem 37,5% da gravidade da Terra. Na prática, isso significa que uma pessoa de 100 kg na Terra pesaria quase 38 kg em Marte e poderia saltar três vezes mais alto.
10. Embora seja muito mais frio em Marte do que na Terra, a inclinação semelhante dos eixos de ambos os planetas significa que eles têm estações semelhantes. Como na Terra, as calotas polares norte e sul do Planeta Vermelho encolhem no verão e aumentam no inverno. Além disso, um dia em Marte dura 24 horas e 37 minutos, quase o mesmo que o da Terra. De fato, nesse sentido, nenhum outro planeta compartilha características tão semelhantes com a Terra.
11. As estações de Marte são aproximadamente duas vezes mais longas que as da Terra, pois o Planeta Vermelho leva 687 dias para orbitar o sol, o que corresponde a quase o dobro da jornada de 365 dias da Terra.
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o planeta Vênus
Leia Também: 12 curiosidades incríveis sobre o planeta Mercúrio
12. Sem uma lua grande como a da Terra para estabilizá-lo, o planeta Marte periodicamente se inclina muito mais em direção ao Sol, criando verões mais quentes em solo marciano do que ocorreria de outra forma.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉