A Amazon lançou no fim do mês de outubro o Kindle Paperwhite 2021, que chegou ao mercado com a ambiciosa proposta de oferecer tela maior, bateria mais duradoura e maior rapidez na troca de páginas em relação à versão anterior, lançada ainda em 2018.
Ao longo deste artigo, nós do Zona Curiosa vamos analisar as principais novidades que tornam esse leitor digital um dos lançamentos mais interessantes do ano.
Tela do Kindle Paperwhite 2021 apresenta melhorias consideráveis
O detalhe mais facilmente perceptível do novo Kindle Paperwhite com relação à versão anterior é a tela. Embora 6,8 polegadas em comparação com as 6 polegadas anteriores possam não parecer muito, quando você vê os dois dispositivos lado a lado, percebe que o tamanho extra adiciona mais espaço à tela do que você pensa. Para se ter uma ideia, usando um tamanho de fonte médio, é possível obter mais três ou quatro linhas de texto por página e mais algumas palavras por linha.
Embora a tela seja maior, o novo Kindle Paperwhite é apenas um pouco maior e pesa apenas 23 gramas a mais do que o Paperwhite anterior (205g vs. 182g). O modelo 2021 também possui uma moldura menor de 10,2 mm e permanece pequeno e leve o suficiente para caber no bolso de uma jaqueta ao mesmo tempo em que ostenta uma tela mais espaçosa.
O novo Paperwhite conta com luzes dianteiras mais brilhantes que a versão 2018, sem falar que o dispositivo também permite o controle de temperatura da luz, cuja coloração pode ir do azul-branco ao amarelo através de dois controles deslizantes. Além disso, seu sistema de 17 LEDs independentes (muito mais do que os 5 do Paperwhite de 2018) promove uma leitura mais prazerosa e menos cansativa para os olhos.
Sua tela E-Ink conta com 300 dpi (pontos por polegada) de definição, um nível de resolução visto em materiais impressos que é mais que suficiente para que textos e imagens sejam exibidos sem nenhum serrilhado ou pixels aparentes.
Resistência à água e bateria de longa duração também merecem destaque
Este Paperwhite é resistente à água, podendo ficar submerso por até 60 minutos sob 2 metros de profundidade em água doce e por até 3 minutos em 25 centímetros de profundidade em água do mar (classificação IPX8 de impermeabilidade).
Quanto à bateria, a Amazon afirma que o novo Kindle Paperwhite tem uma maior autonomia do que a geração anterior. Segundo a empresa, são até dez semanas de uso por carga, considerando leituras diárias de meia hora com Wi-Fi desligado e iluminação de tela em nível 13.
Juntamente com a vida útil da bateria melhorada, a Amazon diz que equipou o novo Paperwhite com um processador mais poderoso e que as viradas de página são 20% mais rápidas, o que é uma ótima notícia, já que a tecnologia E-Ink é inerentemente lenta em comparação com a capacidade de resposta de um iPad, por exemplo.
Vale destacar que o dispositivo possui uma porta USB-C para recarga de bateria e transferência de dados. Atualmente, este tem sido o padrão visto em smartphones Android e outros equipamentos semelhantes.
No vídeo abaixo, você pode conferir o unboxing do produto feito pelo Eduardo de Castro do canal Du Outro Mundo:
O novo Kindle Paperwhite 2021 vale a pena?
Se você está comprando um Kindle pela primeira vez ou substituindo um modelo antigo, o novo Paperwhite 2021 é provavelmente o melhor hardware que você pode comprar no momento. Vale lembrar que a caixa do produto não inclui o plugue de tomada. Portanto, os consumidores podem recorrer ao componente utilizado no celular ou simplesmente carregar o dispositivo diretamente em um computador.
Leia Também: Quais as vantagens e desvantagens de ler livros no Kindle?
Leia Também: Vale a pena assinar o Kindle Unlimited?
Dito isto, o resultado final é um dos melhores leitores eletrônicos de todos os tempos, o que certamente pode proporcionar ótimas leituras através da biblioteca virtual cada vez maior da Amazon.
Você já adquiriu ou pretende comprar o novo Kindle Paperwhite 2021? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo!