A maioria dos cães adora lamber seus donos, mas você já se perguntou sobre as possíveis motivações por trás deste gesto? De um modo geral, isso é tão comum que muita gente acredita que os cachorros lambem os donos como uma simples demonstração de afeto, mas a verdade é que há outras coisas em jogo.
Ao longo desse artigo, você vai descobrir por que os cães lambem os donos e se é seguro deixar o seu amigo peludo fazer isso com você.
As principais razões pelas quais os cachorros lambem os donos
Embora não saibamos com certeza por que os cães lambem os seus donos, a maioria dos especialistas concorda que provavelmente há uma combinação de razões por trás disso, como as listadas a seguir:
Busca por atenção: O comportamento de lamber que começa como um gesto de afeto costuma ser reforçado por alguma reação do dono do animal como sorrir, acariciar, etc. Dito isto, quando um cão está buscando atenção, ele tende a se sentir recompensado por qualquer tipo de atenção que receber do seu dono;
Instinto: Quando lobos e cães selvagens voltam para ver seus filhotes após a caça, eles regurgitam a carne. Deste modo, os filhotes, muito jovens para caçarem sozinhos, lambem a carne ao redor da boca da mãe. Alguns acreditam que esse comportamento de lamber pode ter sido transmitido pelo DNA para os cachorros;
Nossa pele tem um gosto agradável para eles: Alguns cachorros gostam de lamber seres humanos porque a nossa pele tende a ser um pouco salgada. Como os cães adoram qualquer coisa que tenha um sabor “interessante”, o ato de lamber o seu dono pode ser visto como uma forma do cão explorar o mundo;
Comportamento obsessivo-compulsivo: Embora seja raro, os cães podem sofrer de algum tipo de transtorno obsessivo-compulsivo, geralmente causado por estresse e ansiedade. Lambidas que ocorrem constantemente (e que geralmente envolvem objetos e superfícies) podem ser um problema real. Neste caso, converse com seu veterinário sobre suas preocupações com seu cão.
Há algum problema em receber lambidas de um cão?
Geralmente é considerado inofensivo deixar seu cachorro lamber você. No entanto, não acredite no velho mito de que a boca de um cão é mais limpa do que a boca humana. Definitivamente, ela não é!
A boca dos cães contém muitas bactérias naturais, o que é parte da razão pela qual as mordidas dos cães são tão perigosas. No entanto, essa bactéria provavelmente não causará danos, a menos que entre em contato com uma ferida aberta.
Vale destacar que não há casos documentados de doenças que começaram com um cachorro lambendo um humano. Ainda assim, algumas pessoas podem achar isso um tanto nojento, então é compreensível querer evitar esse contato.
Como fazer o cachorro parar com esse comportamento?
Se você achar esse comportamento nojento, lembre-se que fazer seu cão parar de lamber você (e outras pessoas) tem tudo a ver com negar atenção. Experimente parar de tocar em seu cachorro ou olhar para ele. Vire sua cabeça, levante-se e vá embora se precisar. Com o tempo, seu cão entenderá que lamber é um comportamento indesejado.
Leia Também: Por que muitos submarinos são pretos?
Leia Também: O que são jogos roguelike?
Se você deseja apenas um “beijo ocasional” do seu cão, pode treiná-lo adicionando uma palavra ou frase ao comportamento. Em seguida, negue a atenção se a lambida sair do controle. Se precisar de ajuda com este ou outros treinamentos, considere contratar um treinador de cães.
Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉