Durante décadas, astronautas viajaram para o espaço e voltaram para contar as descobertas sobre o universo graças aos esforços de homens e mulheres da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
No entanto, essa enorme organização também é capaz de cometer erros graves, sendo que alguns desses erros tornaram-se infames por um motivo ou outro. Mas, embora muitos erros tenham ocorrido, a NASA ainda é inegavelmente uma das principais agências espaciais do mundo, chegando a realizar alguns dos feitos mais incríveis da história humana.
Pensando nisso, listamos aqui algumas curiosidades que ajudam a contar um pouco da história da agência de exploração espacial americana.
1. Antes da NASA, o Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica (NACA) já existia desde 1946. No entanto, depois que a União Soviética lançou com sucesso o Sputnik, o primeiro satélite artificial do mundo, os americanos resolveram criar uma agência espacial específica para conquistar o espaço antes que os soviéticos. A NASA foi criada em 1958 pelo presidente Dwight Eisenhower e não apenas substituiu o NACA, mas absorveu completamente seu orçamento, equipe, equipamentos e laboratórios.
2. Durante o primeiro pouso do homem na Lua, a idade média dos controladores que monitoravam as coisas em solo era de apenas 26 anos!
3. Apesar do interesse do presidente Kennedy em colocar um astronauta na Lua e de seu sucesso em conseguir orçamento para isso, a maioria dos americanos achava que essa era uma forma ridícula de gastar todos aqueles bilhões de dólares. Ao longo da década, apenas um ano apresentou um resultado de pesquisa em que mais da metade dos americanos acreditava que valia a pena ir à Lua; esse ano foi justamente 1969, o ano em que o plano se concretizou.
4. O Edifício de Montagem de Veículos da NASA é tão grande que tem seu próprio clima! Para se ter uma ideia, o edifício emprega um dos maiores sistemas de ar condicionado do mundo.
5. Para garantir que os astronautas permaneçam saudáveis enquanto estiverem no espaço, a NASA estuda rigorosamente o corpo humano e como ele é afetado pela gravidade zero. Um de seus métodos é contratar pessoas para deitarem na cama por até 70 dias. Em troca, eles recebem 18 mil dólares (e provavelmente alguma terapia quando finalmente voltam a ficar de pé depois de todo esse tempo).
6. Dos mais de 200 voos tripulados que a NASA lançou até agora, apenas dois não obtiveram sucesso. No entanto, essas duas missões (Challenger em 1986 e Columbia em 2003) se transformaram em desastres que resultaram na morte de suas tripulações inteiras na frente de milhões de pessoas assistindo pela televisão. Ambos os eventos tiveram um efeito profundo na percepção pública da agência e da exploração espacial em geral.
7. Em 2002, a NASA enviou dois satélites para orbitar ao redor da Terra para medir anomalias gravitacionais, mantendo o controle da distância entre eles. O que pouca gente sabe é que essa ação provou que uma grande organização como a NASA também é capaz de ter senso de humor, pois esses dois satélites condenados a perseguir um ao outro constantemente ao redor do planeta foram apelidados de Tom e Jerry.
8. Há rumores de que a NASA faz um bom uso do filme Armagedom ao treinar suas novas equipes, mas não da forma como alguns podem imaginar. Aparentemente, eles mostram o filme aos seus estagiários e fazem com que eles identifiquem todas as imprecisões científicas que possam detectar.
9. O Cabo Canaveral, na Flórida, foi escolhido como local de lançamento de foguetes da NASA devido à sua proximidade com a linha do Equador, permitindo que os foguetes lançados lá aproveitem a rotação da Terra para atingir melhor velocidade linear. Outro benefício da localização do Cabo Canaveral é o fato de estar na costa, então, se houver algum acidente, os foguetes pousarão no Oceano Atlântico, em vez de pousarem no solo dos EUA.
Leia Também: 15 curiosidades incríveis sobre o Sonic
Leia Também: 10 curiosidades surpreendentes sobre Black Mirror
10. Todo mundo já está ciente de que Neil Armstrong foi a primeira pessoa a pisar na Lua, mas o que poucos sabem é que ele quase perdeu a chance de participar da missão quando sua inscrição para a NASA foi enviada com uma semana de atraso. Seu amigo Dick Day foi o responsável por “dar um jeitinho” e colocar a sua ficha na pilha com as outras, garantindo que Armstrong fosse contado entre os demais candidatos.
A agência espacial dos EUA carrega consigo muitos fatos intrigantes, não é mesmo? Se você gostou do post, não se esqueça de compartilhá-lo!