Nos últimos anos, os serviços de armazenamento em nuvem se tornaram a opção mais adequada para armazenar dados online de forma digital. Antigamente, pessoas e empresas dependiam de servidores internos para armazenar sua crescente coleção de dados e arquivos online; no entanto, armazenar dados online em servidores na nuvem é a grande onda do momento.
A melhor coisa sobre armazenar arquivos na nuvem é que isso garante uma grande acessibilidade, pois os dados podem ser facilmente acessados de qualquer lugar do mundo. Mas, para explicar melhor esse assunto, vamos listar aqui as principais vantagens da utilização desse tipo de serviço no seu dia a dia. Confira:
Armazenar arquivos na nuvem facilita o seu compartilhamento
Armazenar arquivos na nuvem é um instrumento perfeito para a troca imediata de dados. A opção de dar acesso a várias pessoas torna este serviço uma ferramenta perfeita para trabalhos à distância, especialmente quando se faz necessário transferir dados e informações todos os dias. Por exemplo, se você trabalha como freelancer, pode enviar arquivos ao seu supervisor de forma rápida e eficaz.
O que é mais legal nisso tudo é que você pode sincronizar qualquer pasta com seu armazenamento em nuvem e dar acesso apenas às pessoas selecionadas. Outro benefício dos servidores em nuvem é sua capacidade de integração com diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Assim, você pode enviar um arquivo do seu notebook com Windows para um smartphone Android.
No fim das contas, essa facilidade de cooperação elimina um grande muro entre as pessoas, fazendo com que elas possam se unir e entregar seus trabalhos muito mais rápido do que se utilizassem outros meios.
Armazenar arquivos na nuvem é uma forma excelente de fazer backup
Na maioria das vezes, quando um PC ou smartphone quebra, os donos desses dispositivos sofrem por causa do dinheiro desperdiçado e, depois, por causa da perda de dados. No entanto, você pode evitar a perda de seus arquivos e ainda proteger seus dados digitais através do armazenamento na nuvem.
Armazenar arquivos na nuvem como um repositório para qualquer conteúdo digital que você considera importante garante a sua segurança no caso de seu dispositivo de armazenamento físico vier a apresentar algum defeito. Vale mencionar que muitos servidores em nuvem possuem uma função de “auto-upload” para que você possa sincronizar os arquivos à media que eles forem criados ou adicionados
O armazenamento em nuvem protege o seu trabalho
Todo trabalho intelectual é precioso, mas em um mundo digital, ele pode ser destruído em alguns instantes. De certo modo, as pessoas estão cientes de todos os incidentes inesperados que podem acontecer com seus PCs durante o trabalho, mas muitas vezes se esquecem de tomar medidas para evitar acontecimentos de força maior.
Um bom exemplo disso é que a eletricidade pode cair na área em que você mora. Como resultado, seu computador será desligado e o arquivo com suas tarefas não será salvo. Consequentemente, você terá que começar a refazer uma boa parte daquilo que já estava pronto. Além disso, coisas piores também podem acontecer, como uma avaria generalizada do seu dispositivo.
Outro perigo do mundo digital são os vírus. É possível pegar um vírus da Internet capaz de causar danos aos seus preciosos arquivos, semelhantemente a como o Pac-Man devora fantasmas.
Portanto, enfrente os fatos! seu trabalho não merece ser destruído de forma tão ridícula. Se você sincronizar seus arquivos com armazenamentos em nuvem, poderá evitar essas perdas estúpidas.
Uma palavra final
Os serviços de armazenamento em nuvem estão rapidamente ultrapassando o armazenamento local (como discos rígidos) como uma forma de armazenamento e compartilhamento mais eficaz tanto para grandes organizações quanto para usuários comuns.
Isso faz muito sentido. Com grandes empresas como Amazon e Google entrando no jogo, não deveria ser uma surpresa para ninguém que mais e mais empresas também passarão a desenvolver suas próprias soluções de armazenamento.
Leia Também: Por que as pilhas são sempre alinhadas em posições opostas?
Leia Também: O curioso caso da TV antiga que derrubou a Internet de uma vila inteira
Existem vários serviços de armazenamento na nuvem. Alguns dos mais famosos incluem Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox, Icedrive e pCloud. A maioria deles oferece planos gratuitos com um espaço considerável. No entanto, a taxa para obter armazenamento ilimitado na nuvem tende a ser mais barata do que comprar e manter espaço de armazenamento em estruturas físicas. Por isso, considere a aquisição de um plano desse tipo, caso seja necessário.
E você, já usa o armazenamento de arquivos na nuvem? Se gostou desse post, não se esqueça de compartilhá-lo!