no

Ursa Maior é uma constelação?

A Ursa Maior é um conhecido conjunto de estrelas para procurar ao contemplar o céu noturno. Uma pergunta comum é se ela é uma constelação ou se não, então o que é?

O arranjo de estrelas que formam o que é conhecido como Ursa Maior apareceu em textos com centenas de anos. Os textos falam do céu noturno e da formação da Ursa Maior, e o que ela representa.

Mas por que a Ursa Maior é um mistério? Aqui vamos ver a história e os fatos sobre essas sete estrelas brilhantes.

O que é?

A Ursa Maior é um arranjo de estrelas às vezes chamado de arado. A Ursa Maior pode ser encontrada no Hemisfério Norte e gira em torno da Estrela do Norte Polaris.

É formado por sete estrelas muito brilhantes; estes são Dubhe, Merak, Phecda, Megrez, Alioth, Mizar e Alkaid. Quatro deles definem o que vemos como a tigela ou corpo principal, e os outros três criam a alça.

A Ursa Maior é globalmente vista como um símbolo do norte. Um grande exemplo disso é seu uso na bandeira do AlascaA bandeira do Alasca é composta por oito estrelas, as sete que formam a Ursa Maior, assim como Polaris, a Estrela do Norte.

Ursa Maior é uma constelação?

A Ursa Maior é uma constelação?

Ela não é uma constelação; é um asterismo. Um asterismo é um grupo de estrelas brilhantes que formam padrões proeminentes no céu noturno. Eles são menores que uma constelação e às vezes fazem parte de uma constelação.

Esse asterismo faz parte da constelação da Ursa Maior. Mais especificamente, é a “cauda” que faz parte da Ursa Maior. Também conhecida como Grande Ursa, é a terceira maior das constelações modernas. A Grande Ursa foi uma das 48 constelações listadas pelo astrônomo Ptolomeu no século II d.C.

Origem do nome

A Grande Ursa tem muitos nomes em todo o mundo. Esses nomes derivam de diferentes mitos e associações. O asterismo é conhecido como Ursa Maior nos Estados Unidos e no Canadá , mas no Reino Unido e na Irlanda também é conhecido como “O Arado”.

É chamado de Big Dipper nos EUA porque se parece com uma cabaça. Acredita-se que isso tenha surgido de uma canção folclórica que tinha a letra “siga a cabaça bebendo”.

A canção foi cantada por escravos fugitivos na África como orientação em suas jornadas rumo ao norte. Na Bíblia, a formação é chamada de “Sete estrelas”.

Na Malásia, é conhecido como “constelação de barco” e, da mesma forma, na Indonésia, é chamado de “estrelas de canoa”

Leia Também: Quantas galáxias existem no universo?
Leia Também: As 6 galáxias mais estranhas do universo

Essa é uma das formações estelares mais conhecidas do mundo a fazer parte da Grande Ursa. Embora não seja uma constelação por ser muito pequena, desempenhou um papel importante no mapeamento do céu noturno.

Por seus propósitos de navegação e por ser um símbolo do céu noturno do norte, a Ursa Maior é uma formação famosa a ser procurada. Da próxima vez que você estiver observando as estrelas, por que não tentar procurá-las e ver se consegue localizar a Grande Ursatambém?

Gostou do post? Não esquece de compartilhar!

Esse post merece um GOSTEI ou NÃO GOSTEI?

Por Que as Estreias do Cinema Ocorrem Nas Quintas Aqui no Brasil?

Por Que as Estreias do Cinema Ocorrem Nas Quintas Aqui no Brasil?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?